Após o sucesso de Madrid 2017, este ano será a vez da Suécia receber a EuroPride. E para celebrar o orgulho LGBT os suecos não pensaram pequeno e optaram em fazer o evento em duas cidades. Tanto Estocolmo quanto Gotemburgo receberão a EuroPride 2018.
A capital sueca abre a série de eventos da EuroPride 2018 entre 27 de julho e 05 de agosto, enquanto Gotemburgo encerra a celebração mais colorida da Europa entre os dias 14 e 19 de agosto. Serão ao todo 15 dias de festa e conscientização que prometem atrair moradores de toda Suécia e turistas do mundo inteiro.
Em diversos pontos da capital sueca haverá pontos de interesses e pop up onde os visitantes da EuroPride poderão se reunir para diversos eventos. Assim como em toda a edição da Parada do Orgulho LGBT de Estocolmo, haverá espaço para teatro, dança, arte, debates, seminários, apresentações, música e muita festa. Situado no Östermalms IP, entre os dias 01º e 04 de agosto, o Pride Park terá mais de 90 expositores e 14 restaurantes e bares. Haverá ainda um Kinky Quarter para quem quiser experimentar as suas fantasias mais fetichistas. No Rainbow Stage diversas atrações levarão música, cultura e teatro para o público. No dia 04 de agosto, mais de 100 mil pessoas, entre participantes e público, são esperados para a EuroPride Parade.
A ex-jogadora de futebol e treinadora Pia Sunndhage e a esquiadora Anja Pärson serão as protagonistas da Cerimônia de Gala de Abertura da EuroPride 2018, que acontece dia 01º de agosto em Estocolmo. Além disso, o Coral Gay de Estocolmo e o coral do ABBA Museum irão se apresentar. Outro destaque será a apresentação de Conchita, vencedora do Eurovision 2014, que se apresentará no dia 04 de agosto por ser a embaixadora da próxima edição do evento, que acontecerá em 2019 em Viena.
Uma semana depois será a vez de Gotemburgo receber a EuroPride 2018. O evento acontecerá ao mesmo tempo que o Festival de Cultura de Gotemburgo. A EuroPride House sediará mais de 200 eventos em forma de seminários, debates e palestras. O Pride Park da cidade será no Kungstorget, onde os visitantes poderão conhecer produtos típicos locais, provar boa comida e bebida e assistir aos shows e apresentações. No dia 18 de agosto, encerrando toda a programação, acontece a EuroPride Parade na cidade.
Entre os destaques da programação na cidade está a banda feminina Bananarama, que se apresentará no parque Lisenberg, a rapper lésbica Silvana Iman, que se apresentará em Götaplatsen.