Variedades & Tecnologia

Trindade: Capital da fé de Goiás

Trindade (GO) é hoje um dos maiores pontos turísticos religiosos do país e uma das cidades brasileiras que mais atraem peregrinos. São cerca de 4 milhões ao ano. A devoção ao Divino Pai Eterno, desde 1840, nasceu, se consolidou e tem crescido a partir de Goiás. Assim, há um fortalecimento da própria história goiana e da tradição que tem atingido o país todo. Trindade apresenta, nos âmbitos nacional e internacional, a cultura, religiosidade, atrativos e potencialidades do Estado de Goiás.

Capital da fé

Trindade: Capital da fé de Goiás. Foto: Danilo Eduardo/Rodolfo Carvalhaes (AFIPE)

O maior evento religioso do Centro-Oeste, segundo do Brasil e a maior festa do mundo dedicada ao Divino Pai Eterno, a Romaria que acontece em Trindade consolida a região como polo de turismo religioso e atrai público de todo o País e até do exterior. Durante os dez dias de festividades, este ano de 22 de junho a 1º de julho, a fé, cultura e tradição oferecem diferentes tipos de experiência para os cerca de 2,5 milhões de pessoas que passam pela cidade.

Atualmente, passam por Trindade, localizada na região metropolitana, a cerca de 18 quilômetros de Goiânia (GO), mais de 20 mil pessoas por semana. A estimativa é de 4 milhões por ano, entre devotos, peregrinos, turistas e até mesmo importantes autoridades e personalidades. Somente durante o período da Romaria, são mais de 2,5 milhões que visitam a cidade, sendo que em 2017 o número chegou a quase 3 milhões.

O presidente-fundador da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe) e Superior Provincial dos Redentoristas de Goiás, Pe. Robson de Oliveira, que leva multidões por onde passa, conhecido nacionalmente pela atuação em Trindade e também nos meios de comunicação, destaca a dimensão da Romaria: “É a fé que move as pessoas. É uma verdadeira experiência espiritual, e até mesmo cultural, ver e presenciar tantas manifestações, testemunhos e cenas fortes que emocionam. São inúmeras histórias de vida que passam por aqui”.

Capital da fé

Trindade: Capital da fé de Goiás. Foto: Danilo Eduardo/Rodolfo Carvalhaes (AFIPE)

Em 2018, na extensa programação de festa religiosa, serão realizadas 121 missas, 45 novenas, 27 orações do terço e 11 procissões, além de centenas de batizados e confissões, alvoradas e vigílias. Também acontecem desfiles e encontros tradicionais, como os de foliões, carreiros e cavaleiros, que há anos representam as raízes regionais. Dando suporte, integram a equipe de trabalho aproximadamente 2 mil pessoas entre voluntários e colaboradores.

Como a Romaria já faz parte da própria história do Estado de Goiás, entidades públicas e privadas também realizam programações artísticas e culturais, além de se envolverem com o evento. O atual reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, Pe. Edinisio Pereira, realiza reuniões de organização para garantir integração entre os órgãos e melhor acolhimento aos visitantes.  “Mal termina uma Romaria e nós já começamos a organizar a próxima. Tomamos decisões que são colocadas em conjunto para que tenhamos êxito em mais um ano”. O policiamento, atendimento nas unidades de saúde e ações dos Bombeiros são reforçados em todos os locais.

Capital da fé

Trindade: Capital da fé de Goiás. Foto: Danilo Eduardo/Rodolfo Carvalhaes (AFIPE)

Os romeiros recebem apoio de voluntários e colaboradores ao longo da Rodovia dos Romeiros (GO-060), por onde fazem peregrinações, e também nas igrejas da cidade, como o Santuário Basílica, que possui infraestrutura reforçada inclusive de banheiros, a centenária Igreja Matriz, entre outras. Ponto de atração de turistas é também a capela com mirante do Novo Santuário – igreja que está em construção e será uma das maiores do país,com o maior sino de badalo do mundo.

A Festa

O dia da grande Festa do Divino Pai Eterno é o primeiro domingo do mês de julho de cada ano. Durante os nove dias que o antecedem, são celebradas missas e novenas, além de outras atividades religiosas e programações paralelas.

Muitos devotos percorrem, a pé, os 18 quilômetros entre Goiânia e o Santuário Basílica, em Trindade, como forma de pagar promessas, pedir graças e agradecer bênçãos alcançadas. Os peregrinos partem ainda de outras cidades e Estados para o trajeto até a cidade. Caravanas também chegam de diferentes destinos do País ao longo de todo ano e se intensificam na Festa.

Comitivas de cavaleiros e de carreiros saem de diferentes regiões do País, fazem pouso ao longo do percurso até chegarem a Trindade durante a Romaria. A maior procissão de carros de boi do Brasil já é um marco tradicional do evento.

Capital da fé

Trindade: Capital da fé de Goiás. Foto: Danilo Eduardo/Rodolfo Carvalhaes (AFIPE)

Tema

Este ano, o tema da Romaria é “Pai Eterno, somos teus filhos”. Ele foi escolhido com a intenção de inserir a Festa ao Divino Pai Eterno no atual contexto de reflexão teológica e dinamismo eclesial vigente. A escolha foi tanto por conta da insistência por parte do Papa Francisco em se “ressignificar” a vida pastoral da Igreja, indo além do “sacramentalismo” e da “pastoral da manutenção”, quanto em sintonia com o Ano Nacional do Laicato, proclamado pela CNBB para 2018.

O temário de 2018 foi desenvolvido em conjunto pelos Missionários Redentoristas Pe. João Paulo Santos e Pe. Edinisio Pereira, que é o atual reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno; e também pelo cristão leigo José Reinaldo Felipe Martins Filho, que é doutor em Ciências da Religião e membro da Equipe de Liturgia da Arquidiocese de Goiânia e da Comissão Regional Centro-Oeste da CNBB. O documento relata que ser filho, nessa perspectiva, significa assumir a vocação fundamental à vida, colocando-se como um agente transformador na vida da família, da Igreja e da sociedade.

Capital da fé

Trindade: Capital da fé de Goiás. Foto: Danilo Eduardo/Rodolfo Carvalhaes (AFIPE)

História

A devoção ao Divino Pai Eterno em Trindade teve início por volta de 1840. Começou com o casal Constantino e Ana Rosa Xavier que, às margens do córrego Barro Preto (hoje Trindade), encontrou, enquanto trabalhava na lavoura, um Medalhão de barro de aproximadamente 8 cm com a estampa da Santíssima Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo – coroando Nossa Senhora. Para eles, aquilo era um sinal divino. Pegaram o objeto sagrado, beijaram, fizeram um altar em sua casa e passaram a fazer orações com sua família e vizinhos.

Cerca de dois anos após o início das orações em torno do Medalhão, Constantino se dirigiu a Pirenópolis, a mais de 120 km do então Barro Preto, com o intuito de restaurar o objeto sagrado. Para isso, procurou o artista plástico goiano Veiga Valle. Aconselhado pelo artista, Constantino resolveu fazer uma réplica da figura da Trindade Santa coroando Maria em um tamanho maior, esculpida em madeira. Constantino gostou da ideia e, como forma de pagamento deixou o seu cavalo para o artista. Foi necessário, então, fazer o caminho de volta a pé, com a Imagem. Conforme a história dos Missionários Redentoristas, com esse ato, Constantino foi reconhecido como o primeiro romeiro a fazer a caminhada até Trindade. E a Imagem, esculpida por Veiga Valle, se consagrou como o Ícone Sagrado da devoção ao Divino Pai Eterno.

A história conta que a devoção iniciada com o encontro do Medalhão, fez com que acontecesse uma sucessão de milagres. A notícia se espalhou e atraiu pessoas de outros lugares para verem a imagem e pedir por milagres diante dela. Assim nasceu a Romaria do Divino Pai Eterno.

ROMARIA DE TRINDADE 2018

PROGRAMAÇÃO DIÁRIA
5h – Alvorada festiva na Matriz e no Santuário Basílica
5h30 – Procissão da Penitência da Matriz ao Santuário Basílica

Na Matriz
Missas: 7h, 11h, 16h e 18h30
Oração do Terço: 13h
Novenas: 9h e 14h

No Santuário Basílica
Missas: 6h, 7h, 10h, 12h, 17h30 e 22h
Oração do Terço: 14h e 19h
Novenas: 8h30 e 15h
Novena Solene: 20h

Confissões
Todos os dias no Santuário Basílica e na Matriz, das 6h às 21h

Batizados
Todos os dias, às 10h, no Salão Paroquial da Igreja Matriz

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

Dia 22 de junho – Sexta-feira
6h – Saída da Romaria dos Militares – Trevo de Goiânia
10h – Missa da Romaria dos Militares – Santuário Basílica
17h – Saída da 4ª Romaria da Vila São Cottolengo – Trevo de Goiânia
19h – Saída da 4ª Romaria da Polícia Civil – Trevo de Goiânia

Dia 23 de junho – Sábado
6h às 0h – 15ª Romaria Arquidiocesana – Bênção no Trevo de Goiânia (Participação dos Vicariatos na Novena Solene)
16h – Saída da 3ª Romaria da Juventude Redentorista – Trevo de Goiânia

Dia 24 de junho – Domingo
5h – Saída da 12ª Romaria Franciscana – Trevo de Goiânia
10h – Missa da 12ª Romaria Franciscana – Santuário Basílica

Dia 26 de junho – Terça-feira
18h – Saída da 1º Romaria Motociclística – Portal da Fé
19h – Bênção dos motociclistas – Santuário Basílica

Dia 28 de junho – Quinta-feira
5h – Saída da 5ª Romaria da Solidariedade – Trevo de Goiânia
9h – Romaria dos Carros de Boi com bênção para os Carreiros – Praça da Matriz
17h30 – Missa das Obras Sociais Redentoristas – Santuário Basílica

Dia 29 de junho – Sexta-feira
9h – Desfile dos Cavaleiros e Muladeiros – Praça da Matriz
17h30 – Missa com os Cavaleiros e Muladeiros – Santuário Basílica
20h – Novena Solene com participação dos internos da Vila São Cottolengo

Dia 30 de junho – Sábado
12h – Missa com os Foliões – Santuário Basílica
14h – Encontro dos Carreiros – Salão Paroquial da Igreja Matriz
17h30 – Missa com os Carreiros – Praça do Santuário Basílica

Missas na Madrugada: 23, 24, 29 e 30 de junho e 1º de julho
Santuário Basílica – 0h, 2h e 4h
Obs: No dia 1º não haverá Missa às 4h

DIA DA FESTA – 1º DE JULHO – DOMINGO

4h – Alvorada festiva com fogos e sinos
4h45 – Procissão da Penitência
5h45 – Santa Missa na Praça do Santuário Basílica
8h – Missa Solene da Festa
17h – Procissão Luminosa e Celebração de Encerramento, saindo da Matriz até a Praça do Santuário Basílica (Levar velas)

Missas deste dia:
Matriz: 11h, 12h30 e 14h
Santuário Basílica: 10h30, 12h, 13h30 e 15h

DIA 2 DE JULHO – SEGUNDA-FEIRA
5h – Toque de despertar
Missas no Santuário Basílica: 5h30, 7h, 10h e 19h30
Missas na Matriz: 7h, 9h e 19h

Programações paralelas: Nos dez dias de festividades, o Cineteatro Afipe, Vila São Conttolengo, Prefeitura de Trindade e entidades privadas também organizam atividades culturais e de entretenimento para os romeiros.

Capital da fé

Trindade: Capital da fé de Goiás. Foto: Danilo Eduardo/Rodolfo Carvalhaes (AFIPE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *