Negócios & Serviços

Acordo de cooperação técnica quer tornar Brasil destino gay-friendly

O Governo Brasileiro está unindo forças e investindo para a promoção do turismo Gay Friendly nacional tanto para o público brasileiro quanto para o público do exterior. Embratur, Ministério do Turismo e a Câmara Brasileira de Comércio e Turismo (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) do Brasil reuniram-se na segunda-feira (21), em São Paulo para firmar um acordo e descobrir oportunidades para ampliar o setor.

O objetivo da iniciativa é tornar o Brasil como um dos destinos gay-friendly tanto para os itinerários para dentro do país, como os internacionais até 2023. Entre as ações previstas no acordo estão o desenvolvimento de estudos e pesquisas de diagnóstico do segmento para conhecer o perfil e os hábitos de consumo do público, ações de qualificação profissional para agentes do setor e medidas de promoção e apoio à comercialização de produtos, serviços e destinos ligados ao segmento LGBT nos mercados nacional e internacional. Dentre uma das pautas está o treinamento de funcionários dos aeroportos e a equipe de bordo para não haver episódios de discriminação.

A iniciativa faz parte da agenda atribuída ao governo em referência ao mês de comemoração ao Dia Internacional contra a Homofobia, datado em 17 de maio. De acordo com dados do Organização Mundial do Turismo (OMT), a cada 10 turistas no mundo, um faz parte do grupo LGBT.

Vinicius Lummertz, ministro do turismo, assinou o acordo junto com a presidente da Embratur, Teté Bezerra, e o presidente da Câmara LGBT, Ricardo Gomes, e afirmou durante a cerimônia, que o país ainda precisa avançar nas políticas da área.

“O Brasil é uma nação muito conservadora, ainda que diversa, mas o turismo faz muitas coisas acontecerem. Ele aproxima, cria canais, faz as pessoas viajarem, se comunicarem, se entenderem, apesar dos idiomas distintos. O turismo é uma forma de ‘respirar’, de ‘oxigenar’ o Brasil”. Além de tudo, gera muitos empregos e, portanto, é um avanço junto com outros países”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *