Variedades & Tecnologia

Tour pelo Saara, uma experiência genuinamente carioca

A região que ficou conhecida como SAARA, no centro do Rio de Janeiro possui uma incontável variedade de produtos à venda para os mais variados perfis de consumidores. Por muito tempo, essa região ficou renegada, esquecida e até mesmo marginalizada. Passou de um centro de comércio respeitável, do fim do século 19 e início do século 20 – muitas mudanças socioeconômicas que aconteceram no Rio de janeiro surgiu desse local -, a um celeiro de produtos piratas, contrabandeados e de péssima qualidade. Mas na verdade não é bem assim, e eu pude comprovar.

Com esse estereótipo na mente, fui visitar a região cheia de ressalvas, quando a Personal Organizer Juliana Maranhão, a Jú Maranhão, me convidou para conhecer seu “Tour pelo Saara“. Pode ser redundante, mas…vamos começar pelo começo: SAARA não é nenhuma alusão ao deserto que fica ao norte do continente africano, apesar do calor desértico que faz naquele lugar em pleno verão carioca. SAARA significa: Sociedade de Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega e se trata de uma sociedade sólida de comerciantes da região que, ainda hoje, luta por melhorias.

O “adjacências” da sigla abrange uma área bastante ampla no entorno da rua da Alfândega e este mercado é considerado o maior shopping a céu aberto do Estado. Formado por onze ruas, reunindo mais de 1250 lojas, a maioria voltadas para o comércio popular, lá você encontrará uma variedade de produtos e opções para revendedores locais, de fora da cidade ou simplesmente para sua organização pessoal ou profissional. Certamente você encontrará de tudo. Infelizmente os produtos piratas estão lá sim, em grande parte das lojas e do Mercado Popular Uruguaiana, também conhecido como “camelódromo da Uruguaiana”, mas nem de longe eles são as únicas opções que você irá encontrar.

Logo no início do Tour pelo SAARA, Juliana Maranhão faz questão de explicar detalhadamente o seu trabalho meticuloso e nos informa que as lojas por onde iremos passar não foram escolhidas ao acaso. Segundo ela, toda a região foi mapeada, avaliada e só então ela selecionou os lugares mais relevantes para levar os grupos que organiza. Esses grupo variam de perfil. Existem grupos voltados para a área de decoração, para compras de mãe e filha, compras para bebês, organização (o que participei) e futuramente ela pretende abrir um grupo para atender turistas na cidade.

As lojas visitadas realmente possuem total coerência com a proposta do tour. Em muitas encontramos produtos semelhantes, mas a diferença geralmente vem nos detalhes ou nos preços, muito bem explicado por nossa guia. Vale ressaltar que Ju é muito querida pelos comerciantes e nos apresenta verdadeiras personalidades do SAARA, como o Sr. Francisco, que é dono de uma loja de produtos para organização e decoração, na verdade, este simpático e caloroso chinês, que não tem medo de conversar com os brasileiros, se chama Hwang e atende com um imenso carinho e atenção todos os seus clientes.

Uma curiosidade: você sabia que o SAARA teria sido denominado como a ONU Brasileira, por agrupar em um mesmo espaço árabes, judeus e cristãos?

Dando sequência ao que conheci neste tour, Ju Maranhão não trabalha somente com pessoas que já estão no setor de organização ou decoração. Eu, por exemplo, de organização só tenho mesmo a grande vontade de ser (sonho ser mais organizada) e não tenho talento algum para decoração. A verdade é que aquela região tem tanta variedade de produtos e serviços que, certamente, se eu andasse por ali sozinha não conheceria um décimo das lojas que visitei.

Durante esta experiência interessante e muito divertida, saí de lá do SAARA com algumas dicas:
? Tem muita coisa de qualidade para garimpar nas lojas, vá com tempo;
? Os preços podem variar de uma loja para outra, portanto, pechinche mesmo;
? Não se deixe levar pela emoção. É normal se apaixonar por alguma coisinha ou outra, então o pulo do gato aqui é procurar um pouco mais, pode acontecer de você encontrar algo ainda melhor e com um preço mais bacana.

O SAARA e a história do Brasil

O Hino Nacional Brasileiro fora composto por Francisco Manuel da Silva em um balcão de loja na Rua da Alfândega; A Igreja de Santa Efigênia e Santo Elesbão, na Rua da Alfândega, e a Igreja de Nossa Senhora da Lampadosa, na Avenida Passos, foram um dos redutos das irmandades de escravos e libertos no século XIX. Localizadas na antiga freguesia do Sacramento, estas irmandades eram locais de uma busca de uma identidade africana rompida pela instituição escravocrata no Brasil; A Rua Buenos Aires, antes de receber este nome, tinha o nome de Rua do Hospício; A Praça da República foi palco de momentos importantes da História do Brasil, como a Proclamação de D. Pedro I como Imperador do Brasil, em 1822, quando ainda era Campo de Santana. Assistiu, também, o casamento de Pedro I com D. Amélia em 1830 e foi palco, em 1831, do protesto contra a formação do novo ministério.

Como chegar

Por ser no centro do Rio, eu recomendo que você não vá de carro, a não ser que seja realmente necessário. Existem alguns poucos estacionamentos nesta região e não costumam ser baratos.

Se você pretende chegar a esta região de metrô, a estação mais próxima é a Uruguaiana.

De trem, a solução é descer na estação Central do Brasil e caminhar um pouco até a região no entorno do Campo de Santana, que já faz parte do SAARA.

Para chegar de VLT, basta descer na estação Saara, que fica colada ao Campo de Santana.

Nas ruas que ficam nas extremidades você também consegue chegar e pegar táxi, sem problemas.

Se você ficou curioso e quer maiores informações sobre o passeio, segue abaixo os contatos da Ju Maranhão. Tem sempre um grupo novo se formando, não perca tempo e agende o seu tour pelo SAARA.

Juliana Maranhão (21) 99935-4479
E-mail: tourpelosaara@gmail.com
Instagram: @tourpelosaara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *