Variedades & Tecnologia

Entenda porque Malta é um dos melhores países para intercâmbio

Malta, para aqueles que não a conhecem, é uma ilha paradisíaca na Europa, situada nas águas cristalinas do Mar Mediterrâneo. Só por isso, já seria perfeita para um intercâmbio. Mas o país não é ‘apenas um rostinho bonito’. Com muito conteúdo e com um custo bem mais em conta que os países mais badalados, essa pequena ilha é capaz de surpreender.

Idioma

Um dos principais motivos de se buscar um intercâmbio é aperfeiçoar o inglês e por isso Malta sai na frente. A língua nativa – além do maltês que também é falado – é o inglês e por fugir dos grandes centros – como Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda e Austrália – a imersão na língua e na cultura local se torna ainda maior.

O povo maltês é famoso por sua hospitalidade e simpatia para com os turistas e, nada melhor do que uma boa conversa e interação com os moradores locais para aprender a língua, não é mesmo?

Escolas

Malta oferece excelentes locais de ensino para os intercambistas que buscam aperfeiçoar ou aprender o inglês. Muitas das escolas são de grandes redes mundiais, possuindo unidades em diversos países. Importante também ressaltar que os cursos de inglês precisam de aprovação e reconhecimento do Ministério da Educação do país, o que atesta a qualidade do ensino e também o cuidado com os estudantes de fora.

“Estudar em Malta foi fantástico, tive a oportunidade de aperfeiçoar meu inglês tanto na escola como visitando lugares maravilhosos. A escola possui uma ótima localização e os professores são muito atenciosos”, conta Érica Almeida, que ficou um mês no país estudando pela Trust Intercâmbio Cultural e Turismo.

Paisagens

Fazer intercâmbio em Malta com certeza pode ser considerado um privilégio. Além do clima mediterrâneo o ano inteiro, com muito mais sol do que a maioria dos países europeus, o local oferece praias e paisagens de tirar o fôlego. Malta fica em um arquipélago, o que dispensa qualquer comentário sobre águas transparentes e praias maravilhosas.

O que não falta também são locais históricos para conhecer. Por estar em uma localização estratégica no mar mediterrâneo, entre a Itália, o Egito e a Grécia, Malta foi alvo de muita disputa nos períodos de guerras, o que deixou lugares e construções fantásticas pela mistura cultural.

Localização

Esta mesma localização que já virou guerra, também é um dos principais pontos para os intercambistas. Caso queira fazer uma viagem nos arredores, a Grécia e Sicília italiana ficam a uma curta distância da ilha e servem com uma excelente porta para Europa. Os preços de passagens para conhecer outros países europeus também são bastante interessantes, o que aproxima ainda mais a ilha do velho continente.

Cultura

Apesar de ser um país pequeno, é difícil ficar entediado morando em Malta. Além da programação cultural, que envolve museus, teatros e visitas a monumentos históricos, as opções noturnas também entretêm visitantes, moradores e intercambistas, já que a população residente em Malta possui um grande número de jovens de todas as partes do mundo.

Destaque para quem busca agitação é St. Julian’s, no bairro Paceville. O local conta com dezenas de bares e baladas. Todos eles podem ser acessados sem custo, o que deixa a noite local ainda mais interessante.

“A minha experiência nessa ilha paradisíaca foi extremamente valiosa. Além de um bom custo beneficio, o clima agradável facilita a adaptação dos brasileiros acostumados com uma temperatura amena. Além disso, por sua estratégica localização, Malta recebe turistas e estudantes de todo o mundo, o ano inteiro.”, explica Marcela Bueno, que estudou por seis meses no país.

Custo de Vida

E quando se fala em economizar, Malta também é a melhor pedida, pois oferece um dos melhores custos benefícios da Europa. Por ser um país pequeno, não traz todo o glamour de locais como Londres ou Dublin, o que também reflete no preço, seja da alimentação, transporte, acomodação, entre outros.

Para se ter uma ideia da diferença, em Malta os preços em geral chegam a ser até 40% menores do que em grandes centros europeus. Na hora de fazer a conta dos gastos, faz toda a diferença.

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *