Dicas & Destinos

Costa Amalfitana: um pedacinho de paraíso ao sul de Nápoles

Ao sul de Nápoles encontramos uma área de grande beleza, dotada de uma deslumbrante estrada à beira-mar que serpenteia entre limoais, vinhedos e vilas no alto de penhascos.

A costa amalfitana é uma faixa litorânea escarpada, em cujos penhascos se aninham antigas ruínas, cidades, vilarejos e vinhedos. Vilas e igrejas pendem de encostas que mergulham no mar. Não importa se seu destino é Praiano, Minori ou Ravello: a cada curva da estrada costeira de 45 quilômetros, surgem vistas impressionantes.

A costa amalfitana tem fama de ser reduto exclusivo dos ricos e famosos. Embora de fato haja muitos bares, restaurantes e hotéis caros, há visitas a esta área de lazer para todos os orçamentos.

A prioridade da maioria dos visitantes é relaxar. As praias, pequenas e concorridas, muitas vezes ficam lotadas. Embora a orla seja repleta de enseadas recônditas, estas geralmente são de difícil acesso por terra. Alugue um barco em Amalfi para encontrar um pedacinho do paraíso só para você.

Caso queira se mexer um pouco, explore a pé a paisagem escarpada. A costa é cheia de trilhas para caminhadas. Uma das mais conhecidas e menos cansativas é o “Caminho dos Deuses”, entre Positano e Praiano. Para percorrê-la, você não precisará de equipamento especial, a não ser um par de sapatos confortáveis.

Aprecie mais as maravilhas da natureza (só que com menos esforço físico) nos jardins da Villa Cimbrone e da Villa Rufolo. Não tenha pressa ao passear pelas propriedades, cujos terrenos se dividem em níveis aninhados sobre o mar. Além de terem milhares de flores, os jardins descortinam toda a costa abaixo.

Muitas das cidades e vilarejos ao longo da costa têm igrejas repletas de obras de arte sacra. Visite a Igreja de Santa Maria Assunta, em Positano, para ver o ícone da Madona Negra, que data do século XII. Examine o busto de prata de São Lucas na Igreja de San Luca, em Praiano.

Melhor época para visitar

Com clima mediterrâneo, a costa amalfitana tem verões quentes e invernos amenos. Os meses mais quentes e movimentados são junho, julho e agosto, quando os engarrafamentos ficam enormes devido ao número de veículos, ruas e estradas estreitas e esquinas apertadas. As melhores épocas para uma visita são maio e setembro, quando a temperatura é mais amena e o tráfego, mais leve.

Dicas das principais cidades

Amalfi

Aninhada entre as encostas das Montanhas Lattari e o Mar Mediterrâneo está a pequena cidade costeira de Amalfi. Esse aglomerado de casas brancas, igrejas, monumentos e ruas estreitas e sinuosas é a principal cidade da costa amalfitana, à qual toda a área deve seu nome.

Hoje ela é um charmoso balneário, mas há mil anos Amalfi era um importante centro marítimo. A cidade dispunha de uma frota mercante própria, mantinha relações comerciais com todo o Mediterrâneo e cunhava suas próprias moedas. Em 1343, após a devastação causada por um tsunami, a influência de Amalfi entrou em rápido declínio, e ela acabou se tornando uma pacata cidade portuária.

Aprecie a ambiência da cidade passeando pelas ruas e pelas vielas e pátios caiados. Visite lojas de souvenirs que ficam em um estaleiro que já produziu navios oceânicos. Passeie pelo calçadão da orla e veja os barcos na marina.

Você pode encontrar indícios da era de ouro de Amalfi na deslumbrante fachada da Catedral de Santo André. A igreja domina a Piazza del Duomo, a principal praça da cidade. Explore o exterior e o interior do edifício e observe a mistura de estilos arquitetônicos, entre os quais o mourisco, o gótico, o bizantino e o barroco. Visite a cripta onde estão guardados os ossos de Santo André, um dos doze apóstolos de Cristo. Desfrute de alguns momentos de serenidade no Claustro do Paraíso. Sob seus arcos mouriscos há diversos sarcófagos de pedra, pois esse era o local em que os nobres da região eram enterrados.

Junte-se aos amalfitanos, que costumam reunir-se na longa escadaria de pedra da catedral para conversar, ler e ver o tempo passar, ou sente-se à mesa de um dos vários cafés da praça.

Faça um tour guiado no Museu da Fábrica de Papel, abrigado em uma fábrica do século XIII. Amalfi foi um dos primeiros locais da Europa a produzir papel, e a tradição continua até os dias de hoje.

Amalfi fica a 71 quilômetros de Nápoles. A viação SITA tem linhas de ônibus com saídas regulares de Nápoles, Positano, Salerno e Sorrento. Nos períodos de pico do verão, as local autoridades locais limitam o acesso de carros particulares ao longo de toda a estrada costeira. Confira o site do órgão de turismo de Amalfi antes de planejar sua viagem.

Positano

Positano é um amontoado de casas em tons pastel penduradas nas encostas de uma profunda ravina debruçada sobre o Mediterrâneo. A pitoresca localidade se aninha entre jardins de laranjeiras, limoeiros e buganvílias.

Positano é uma zona destinada basicamente a pedestres, onde escadarias íngremes e passarelas entre os edifícios substituem as ruas. Apenas uma via da cidade permite o tráfego de veículos.

Passeie por estreitas passarelas repletas de lojas que vendem artesanato e outros produtos locais. Durante séculos, os artesãos de Positano fizeram roupas e acessórios de seda e linho. Hoje seus ateliês continuam a abastecer as sofisticadas butiques que se espalham por quase todas as ruas do balneário.

Quando passear, observe as cúpulas nos telhados de muitas das casas. Por serem cheias de areia, elas mantêm o interior das casas fresco no verão e aquecido no inverno.

Vá até a Igreja de Santa Maria Assunta, uma das atrações que mais se destacam em Positano. Ela tem cúpula em faiança e abriga um ícone da Madona Negra que data do século XII.

Espiche-se na areia da Spiaggia Grande, ao pé da cidade. Por ser a principal praia de Positano, ela fica lotada no verão. Na mais tranquila Fornillo, você encontrará um lugar ao sol com mais facilidade. Essa recôndita enseada fica logo abaixo da torre de observação, perto das docas. Você pode chegar lá por uma escadaria de pedra da rua acima.

Alugue um barco no porto e explore as enseadas e cavernas marinhas de Positano ou, se preferir, faça uma trilha. Uma das mais conhecidas é o “Caminho dos Deuses”, uma pitoresca trilha montanha acima até o vilarejo de Bomerano, 635 metros acima do nível do mar. Você subirá montanhas, atravessará uma ravina, passará por rebanhos de ovelhas e cabras, com vistas sempre impressionantes a cada curva.

O meio mais rápido e prático de ir a Positano é o ônibus. A viação SITA tem linhas com saídas regulares de Nápoles, Sorrento, Amalfi e outras cidades da costa. Na primavera e no verão, Positano conta com serviço de ferries e hidrodeslizadores que partem de Nápoles, Salerno, Amalfi e outros portos da região.

Maiori

Maiori é um concorrido balneário que se espalha do alto de um penhasco de calcário até o mar. Por parecer um assentamento moderno, ele se destaca entre as demais cidades da costa. Em 1954, uma enchente catastrófica destruiu muitas das antigas casas que havia no local, e boa parte da cidade foi completamente reconstruída.

Tire os sapatos e vá para a praia sentir a areia nos pés. Alugue uma espreguiçadeira ou exercite-se na água com um pedalinho ou um barco a remo. A praia fica em direção oposta à cidade e se divide em: áreas para banho gratuitas e áreas administradas por estabelecimentos que alugam espreguiçadeiras e barracas.

Em Maiori, assim como em todas as outras cidades da costa amalfitana, as principais atrações de interesse histórico e cultural são as igrejas. São muitas estruturas religiosas de diferentes eras, que refletem uma vasta gama de estilos arquitetônicos.

Visite a Igreja Colegiada de Santa Maria a Mare, a principal da cidade. Reformado várias vezes ao longo dos séculos, o edifício, que data do século XIII, tem cúpula em faiança. O teto de madeira entalhada é do século XVI. O Museu de Arte Sacra da cripta guarda os muitos tesouros religiosos da igreja, entre os quais estão esculturas em relevo, bustos e relíquias de São Clemente.

Visite o Castello San Nicola, uma fortaleza erigida no ponto mais alto de Maiori.

É fácil andar a pé pela cidade, cujas ruas são repletas de bares, sorveterias e lojas. Se estiver à procura de roupas e presentes, vá ao Corso Regina, a principal rua comercial de Maiori.

Maiori se encrava numa paisagem pitoresca. Entre em contato com a natureza caminhando pelas florestas e vinhedos de Capo d’Orso, parque natural situado a leste da cidade. Veja animais selvagens locais, como raposas, doninhas, texugos, abutres e falcões-peregrinos.

Maiori fica aproximadamente na metade do caminho entre Amalfi e Salerno, e é de fácil acesso por ônibus ou ferry de Salerno, Sorrento e Nápoles.

Ravello

Empoleirado no alto de uma colina, Ravello é um charmoso vilarejo cheio de jardins elegantes com vistas para o mar, o campo e Amalfi.

O ponto que concentra toda a atenção na praça é a Catedral de São Pantaleão. Fundada em 1086, ela é dedicada ao padroeiro de Ravello. Antes de entrar na igreja, pare para admirar a grande porta de bronze, criada em 1179. Ela possui 54 painéis gravados com relevos que representam Jesus Cristo e vários outros santos. O interior da catedral conta com um púlpito em mármore, pinturas renascentistas e um pequeno sacrário onde se acredita estar guardado um pouco do sangue do santo. Desça até a cripta para ver o Museo del Duomo, que exibe esculturas e objetos religiosos. O museu cobra uma pequena taxa de entrada.

As principais atrações de Ravello são os jardins da Villa Cimbrone e da Villa Rufolo. Ambos contam com flores nativas e exóticas e vistas deslumbrantes da Baía de Salerno. Passeie pelos terraços e sob as pérgulas, e delicie-se com milhares de flores.

Ravello é flanqueado pelas Montanhas Scala, propiciando inúmeras oportunidades para a prática da caminhada. Uma das trilhas mais fáceis e populares é a descida da antiga escadaria até o vilarejo de Minori. A caminhada colina abaixo leva cerca de uma hora em ritmo moderado e permite vistas da costa amalfitana e da Baía de Salerno. Para informações sobre roteiros de caminhada em Ravello, entre em contato com o órgão de turismo da cidade por meio de seu site.

De junho a outubro, Ravello sedia um festival de arte que engloba música, dança e artes visuais. As apresentações ocorrem em diversos locais da cidade.

Ravello fica a sete quilômetros de Amalfi e 30 quilômetros de Salerno. O acesso pode ser feito de carro pela estrada que margeia a costa. A maioria dos becos estreitos e íngremes de Ravello é apenas para pedestres. Se estiver dirigindo, você terá que deixar o carro no estacionamento próximo à catedral e caminhar. Se preferir, há uma linha de ônibus da viação SITA com saídas frequentes de Amalfi para Ravello.

Acompanhe também nossas dicas no instagram @EmbarquenaViagem e use a hashtag #EmbarquenaViagem para marcar suas fotos de viagem, dicas de lazer, hospedagem, entretenimento e cultura.

Embarque na Viagem, o melhor do Turismo, Hospedagem, Lazer, Entretenimento e cultura

2 Comentários

  1. Pingback: Embarque na Viagem

  2. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *