Variedades & Tecnologia

Golpe de narcisismo

O narcisismo universal dos homens, segundo Freud, sofreu três profundos “golpes”, resultado da evolução cientifica. O cosmológico, quando Copérnico prova que a terra não é o centro do universo; o biológico, quando Darwin descreve a evolução das espécies animais, incluindo a do homem; o psicológico, com a introdução do conceito do inconsciente e sua força determinante no comportamento humano, não controlado pelo racional.

Centro Dragão do Mar de Arte e CulturaEm Fortaleza, no Planetário Rubens de Azevedo, outro golpe neste narcisismo pode ocorrer, pois entender que o nosso planeta, tão grande para nós, passa a ser um dos milhões de micro partículas invisível na imensidão das galáxias que estão sendo descobertas, pode ser difícil para alguns egos.

O Planetário é equipado com modernos aparelhos que acoplam as funções turísticas/pedagógicas e que propiciam uma visão privilegiada dos planetas, estrelas, galáxias e uma infinidade de corpos celestes. É uma grande viagem pelo espaço, com narração, explicação e informação do que está sendo visto, que instiga e encanta. São imagens coletadas pelos telescópios espaciais, as mesmas que são usadas pelos cientistas físicos como objetos de estudos para descobertas e explicações dos fenômenos astronômicos. Portanto, estando em Fortaleza, depois de um banho de sol e mar, vale muito observar através deste programa o espaço sideral, as galáxias, os sistemas e planetas, cada um mais belo e enigmático que o outro devido as suas incríveis peculiaridades.

É uma incrível “viagem” onde nos tornamos “astronautas líricos” em terra.

Planetário Rubens de Azevedo
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – Fortaleza – CE
Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema
Informações: (85) 3488-8600

Por Anderson Zenidarci – psicólogo, supervisor, palestrante, pesquisador, professor universitário de graduação e pós graduação. Um viajante incontrolável e amante de arte que dedica-se em disseminar história e cultura em sua coluna Panorama Cultural publicada mensalmente na revista Psique Ciência & Vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *