Dicas & Destinos

Percorrendo o caminho dos ancestrais: destinos históricos no México

Os turistas que desejam conhecer um pouco mais a história do México terão diante de si uma infinidade de opções, que vão de pirâmides a sítios arqueológicos. O mais importante é traçar um roteiro e planejar a viagem, deixando sempre uma margem para o acaso, já que nem tudo é previsível; há sempre boas surpresas pelo caminho. Aqui, apresentaremos algumas dicas de lugares que podem ser explorados.

México

Para quem deseja conhecer os lugares históricos do México, mas também está em busca de sol e praia, a Royal Holiday possui pacotes turísticos com preços excelentes em baixa temporada. Eles incluem vários destinos, como Ixtapa, Puerto Vallarta e Acapulco, nos quais é possível aliar cultura, descobertas e a beleza local.

A primeira sugestão é Teotihuacán, um sítio arqueológico que fica na Cidade do México e que, há muito tempo atrás, atraía peregrinos por se acreditar que aquele conjunto impressionante de pirâmides e templos era sagrado. A dica é começar pela entrada do palácio Quetzalpapalot, composto por uma infinidade de pirâmides, como as do Sol e da Lua, com visuais impactantes. É importante estar preparado para caminhar! A zona arqueológica de Teotihuacán é a segunda mais visitada no mundo.

Teotihuacán é conhecida como a cidade dos deuses. Nela, você pode percorrer La Ciudadela, onde fica o majestoso templo de Quetzalcóatl, e conhecer uma arquitetura imponente, com serpentes emplumadas dedicadas a Tláloc, o Deus da chuva. Pode-se seguir caminhando pela Calzada de los Muertos, um passeio bastante extenso com cerca de quatro quilômetros, que permite ver várias pirâmides e um museu. O trajeto ainda reserva outras surpresas, como um safári e um passeio de balão sobre o Vale dos Deuses, para os mais corajosos, é claro!

passeio de balão sobre o Vale dos Deuses

Yaxchilán – Dando sequência aos passeios por sítios arqueológicos, ao visitar esta região em Chiapas o turista entrará em contato com uma espécie de selva que guarda resquícios de civilizações muito antigas. A cidade de Palenque, fundada em 1567, é outro lugar histórico que vale a pena conhecer. Também localizada na região de Chiapas, trata-se de uma das mais importantes zonas arqueológicas dos povos maias. Chichén Itzá, no Estado de Yucatán, a 205 quilômetros de Cancún, é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade e merece ser visitada, bem como Tulum, uma bela cidade à beira-mar protegida por muralhas.

Para quem gosta de apreciar a simplicidade dos locais, a dica é conhecer a diversidade cultural de San Cristóbal de las Casas, em Chiapas, que mistura costumes e arquitetura espanhola com a tradição indígena. Para o turista que gosta de explorar o desconhecido, Ek Balam é uma pequena comunidade onde poucos viajantes costumam chegar. As cabanas se misturam à exuberância da paisagem, em uma espécie de paraíso com árvores e frutas tropicais.

Ek Balam é mais um sítio arqueológico, onde os visitantes encontram pirâmides e outras edificações ancestrais. Na mesma área há um parque de ecoturismo, com trilha por rochas e águas transparentes. É possível pedalar pelo local e curtir um cenário sem igual, especialmente para quem aprecia momentos de paz e de contato com a natureza.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *