Antes da descoberta do Rio de Janeiro, já existia há milhares de anos no local uma grande tribo de indígenas tupinambás e goitacás, mas foi apenas em 1502 que a cidade foi “descoberta” e colonizada. Em 1º de Janeiro de 1502, os portugueses chegaram e deram o nome “Rio de Janeiro”, pois acreditavam que a Baía de Guanabara era um imenso rio que foi descoberto em janeiro. Porém, entre 1555 e 1567 colonos franceses desembarcaram na Baía desencadeando uma série de conflitos sobre quem colonizaria aquela cidade. Com medo de novos problemas e querendo evitar a posse francesa, Estácio de Sá fundou, em 1565 a cidade do Rio de Janeiro, constituindo a Capitania Real do Rio de Janeiro e garantindo, assim, a posse portuguesa no dia 1º de Março.
Mais tarde, formou-se na Baía de Guanabara uma região portuária e comercial, pela sua boa localização e por isso, no Século XVII fortalecia-se a produção de açúcar e ampliava-se a exportação a Lisboa. Além do açúcar outros grandes itens de exportação eram, principalmente, o tabaco e a pesca de baleias, que mais tarde traria um aumento de impostos na região. De 1635 a 1645, o açúcar começou a sofrer baixas, principalmente devido aos conflitos com os Holandeses que chegavam à Pernambuco e pela proibição da fabricação e venda da cachaça, resultando, em 1660, na Revolta da Cachaça.
O porto do Rio prosperou e enriqueceu após a descoberta de minas de ouro em Minas Gerais e com isto, instalou-se uma casa de fundição em 1698 impulsionando a exportação de ouro e diamantes. Por este motivo, em 1763 a cidade do Rio tornou-se a sede do Vice Reino do Brasil e a Capital da Colônia, título que se manteria até 1960. Em 1808, a Família Real Portuguesa instalou-se no Rio e com isso a cidade foi beneficiada com um grande número de construções, desde hospitais, faculdades (principalmente de Medicina), quartéis, igrejas, bancos, escolas de arte, entre outros. A proclamação da República foi realizada no próprio Rio, na Praça da Aclamação atual Praça da República. Teve seu período de esplendor entre 1920 e 1950 quando um grande número de turistas se interessou pela cidade e foi visitá-la.
Curiosidades
Como toda cidade, o Rio de Janeiro possui uma História cheia de curiosidades!
- Dizem que “Copacabana” significa na língua “Quíchua”: Mirante Azul
- De acordo com a Consultoria Euromonitor International o Rio de Janeiro é um dos destinos mais desejados e procurados pelo Hemisfério Sul
- Em 2009 foi eleita a “Cidade Mais Feliz do Mundo” pela Revista Forbes
- Existe uma rocha em Marte que foi batizada de Pão de Açúcar
- O Cristo Redentor é uma das 7 maravilhas do Mundo
- Na Baía de Guanabara têm cerca de 100 ilhas
- A extensão do Litoral carioca têm 636 km.