Recife é uma cidade multicultural e seus museus e institutos de arte são puro deleite para os curiosos de plantão que estão sempre em busca de cultura e conhecimento histórico e artístico. Em uma de minhas viagens para a cidade, tive a oportunidade de fazer uma visita guiada que aliás, recomendo muito, ao Instituto Ricardo Brennand, veja como foi.
O Instituto fica localizado em uma extensa área que se divide em quatro setores. São eles: a Galeria, a Pinacoteca, a Biblioteca e o Castelo São João. Todos possuem obras próprias maravilhosas na coleção. Vou explicar abaixo um pouco do que poderá ser encontrado em cada setor para que você possa se localizar melhor.
Galeria
Espaço destinado para mostras nacionais e internacionais, além de eventos variados. Área com dois salões climatizados e um terraço com uma linda vista para os jardins.
Pinacoteca
Neste setor encontramos as quatro importantes mostras que abrilhantam o Instituto: Frans Post e o Brasil Holandês; Paisagens Brasileiras do século XIX; Coleção Janete Costa e Acácio Gil Borsoi e O Julgamento de Fouquet.
Série fotográfica sobre O Julgamento de Fouquet
Biblioteca
Aqui nós encontramos uma média de 60 mil títulos, entre documentos, livros, partituras, periódicos, discos, mapas e folhetos. Este acervo é voltado para a história do Brasil Holandês, Arte, Arquitetura, Armaria Medieval e Literatura.
Castelo São João
Foi aqui que realmente mais me encantei em toda a extensão e variedade do Instituto. Sou uma apaixonada pela arte Medieval e neste Museu de armas com mais de 3 mil peças entre armaduras, tapeçarias, quadros, artes decorativas, esculturas e mobiliário, além de uma grande variedade de espadas, adegas e outros tipos de armarias.
Como chegar
Por ser um pouco mais afastado das demais atrações turísticas de Recife, recomendamos que tire uma tarde para conhecer com toda calma o Instituto e, se possível, agendar sua visita, assim você aproveita melhor e sem pressa poderá passear pelas obras de arte que são puro deleite.
Se você for de ônibus, basta pegar qualquer linha que siga para Várzea que chegará sem dificuldades. Dependendo de onde estiver hospedado, poderá ser necessário uma pequena baldeação pois estes ônibus não passam por toda Recife. Se informe na recepção de seu hotel o local mais próximo para pegar o transporte para Várzea.
Instituto Ricardo Brennand – www.institutoricardobrennand.org.br
Alameda Antônio Brennand, s/n – Várzea
O Instituto funciona de Terça a Domingo das 13h as 17h e você poderá agendar sua visita pelo telefone 81 2121-0352