Variedades & Tecnologia

Museu Aeroespacial oferece atração para toda a família

A ideia de um Museu Aeronáutico aconteceu em 1943, quando o então Ministro, Dr. Salgado Filho, determinou sua organização, sendo o trabalho inicial e posteriores tentativas, interrompidos por falta de local disponível. Em 31 de julho de 1973 foi criado o Núcleo do Museu Aeroespacial. O Museu mesmo, foi inaugurado em 18 de outubro de 1976, no Campo dos Afonsos, “Berço da Aviação Militar” e atualmente ocupa uma área de mais de 16.000m².

O Museu abriga um enorme acervo de aviões, conta toda a história da aviação através de exposições, e é o maior e mais importante museu de aviação do Brasil. Em seu acervo há 90 aeronaves, inclusive uma réplica exata do 14 Bis de Santos Dumont, motores, documentos, armas e objetos vinculados à história da Aeronáutica e da aviação brasileira. Ainda conta com 12 salas expositivas temáticas e um hangar de restauração.

Aviões no hangar. Foto: Divulgação MusAL

Aviões no hangar. Foto: Divulgação MusAL

As exposições:

O Museu dedica uma sala especial à saga dos pilotos brasileiros, integrantes de uma Força Aérea recém-formada, que lutaram nos céus da Itália, compondo o 1º Grupo de Aviação de Caça, na Segunda Guerra Mundial.

A exposição retrata com detalhes  todo o cenário de guerra vivido pelo Brasil a partir de 1942, através de um acervo composto por uniformes, condecorações, fotos, vídeos e partes de aviões danificadas pela artilharia antiaérea inimiga. Rica em detalhes históricos e capaz de descrever o clima vivido por nossos jovens pilotos, o projeto museológico exterioriza a capacidade e a determinação do povo brasileiro na busca da paz mundial.

Já a exposição “Controle do Espaço Aéreo”, é permanente, reúne um acervo capaz de retratar a história do controle de tráfego aéreo no Brasil.  Dentre os equipamentos, vídeos, mapas, manequins, painéis, é possível visualizar o sistema de navegação aérea, assim como reconhecer a importância dos serviços prestados à sociedade brasileira.

Exposição – Bartolomeu de Gusmão 300 anos

A exposição “Bartolomeu de Gusmão 300 anos” é uma ação referente ao Tricentenário da Demonstração do Balão de Ar Quente. Estão reunidas fotografias, maquetes, medalhas, cenografia, baseada no contexto histórico de época e exibição de vídeo sobre o tema. O objetivo principal é proporcionar uma releitura do feito, além de uma viagem reflexiva no tempo, onde se fará uma ponte entre o balão de Bartolomeu de Gusmão e o balão de voo livre atual, cujos princípios físicos são semelhantes.

Exposição – Santos Dumont

Esta Exposição apresenta a história de Santos Dumont permeando sua vida pessoal, suas invenções e curiosidades. Em seu acervo maquete com formato de asa delta, feita por Santos-Dumont,  no início do século, que nos permite fazer uma comparação com a atual configuração dos modernos jatos, além de valiosa coleção fotográfica retratando, com detalhes, sua obra e sua vida social. O Coração do inventor encontra-se preservado numa redoma de metal.

O famoso 14 Bis. Foto: Divulgação MusAL

O famoso 14 Bis. Foto: Divulgação MusAL

Exposição – Primórdios da Aviação Brasileira

A exposição apresenta os primeiros ensaios de voo, destacando o momento em que Santos Dumont inaugura a Era da Aviação com o voo de um aparelho mais pesado que o ar e segue com as primeiras companhias aéreas nacionais e estrangeiras. Permeia a década de 40 e finaliza com os primeiros foguetes de sondagem e o veículo lançador de satélites(VLS).

Modelo Nº 20 de Santos Dumont. Foto: Divulgação MusAL

Modelo Nº 20 de Santos Dumont. Foto: Divulgação MusAL

No Museu Aerospacial você irá encontrar várias exposições e muitas historias, entre elas a participação da FAB na 2ª Guerra Mundial através do 1º Grupo de Caça,  coleção de Motores de aeronaves da 1ª e 2ª Guerra Mundial, sobre a criação da EMBRAER e a criação do Ministério da Aeronáutica, mantém o mobiliário do gabinete do primeiro Ministro da Aeronáutica, Salgado Filho, traz informações sobre a trajetória da mulher militar na FAB, mostrar ao público como funciona o Serviço de Busca e salvamento no Brasil e a participação dos Esquadrões da Força Aérea Brasileira que compõem o sistema SAR.

MUSEU AEROESPACIAL
www.musal.aer.mil.br
Telefones: (21) 2108-8954 / 2108-8955
Av. Marechal Fontenelle, 2000 – Campos dos Afonsos, Rio de Janeiro, RJ.
Entrada e estacionamento: Gratuito
Horário de funcionamento: Terça a Sexta das 9h às 15h.
Sábado, Domingos e Feriados das 9:30h às 16 horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *