Dicas & Destinos

Panamá, o paraíso do Ecoturismo

O Panamá abriga Parques Nacionais considerados santuários da fauna e da flora; Mais de 950 espécies de aves podem ser avistadas em suas montanhas, florestas e ilhas

pássaro 500

Destino obrigatório para amantes do Ecoturismo, o Panamá está em uma posição geográfica privilegiada, presenteando seus turistas com uma biodiversidade única e com opções que vão do camping em praias paradisíacas a prática de observação de aves em vales encantadores. Um passeio de teleférico em meio à floresta tropical também é indispensável para quem curte natureza.

Para aqueles com espírito mais aventureiro, o camping é a opção certa. Acampar no Panamá significa afastar-se de tudo, sem infra-estrutura de nenhum tipo, somente você na natureza.

O diferencial do país fica por conta das praias. Lá, todas são propriedades públicas, possibilitando a prática de camping em qualquer uma delas.

Observação de Aves

O Panamá conta com mais de 950 espécies de aves, mais do que Estados Unidos e Canadá juntos. As diversas espécies podem ser encontradas tanto no litoral Pacífico como no Atlântico, assim como nas áreas de montanha, manguezais, florestas e ilhas. Abaixo, listamos alguns locais indicados para a observação de aves.

No Parque Nacional Volcán Barú, por exemplo, é possível avistar todo o tipo de aves, incluindo o exótico Quetzal Resplandecente.

Outra dica é percorrer a famosa trilha chamada de Camino Del Oleoducto (Caminho do Oleoduto), também conhecido como Pipeline Road. O caminho passa por um bosque chuvoso do Parque Nacional Soberania e oferece excelentes condições para os amantes da natureza.

Na Ilha Coiba ou Parque Nacional Ilha Coiba, é possível encontrar a ave conhecida como Guacamaya (Arara) Scarlata.

Outros lugares para observar as aves são: El Valle de Antón, Parque Nacional El Copé, Cerro Azul, Achiote, Zonas Úmidas da Baía de Panamá, Bayano, Cana em Darién, onde existe uma trilha da Águia Harpía (Rio Mogue), e em menor escala o Parque Natural.

whale500

Observação de Baleias

Durante cinco meses do ano, os mamíferos migram ao panamenho com o fim de se reproduzirem. É um espetáculo impressionante ver as baleias jubartes e cachalotes nadando e saltando perto da costa. Este evento ocorre de junho a novembro nas águas da costa Pacífica do Panamá.

Os principais pontos de observação as ilhas de Coiba, Taboga e o Arquipélago de Las Perlas. Também se podem ver no Golfo de Chiriquí, San Miguel e Ilha Iguana. Nestes locais também é possível avistar golfinhos nariz de garrafa e manchados, entre outros.

Passeio de teleférico na floresta

A região de Gamboa se encontra a 27 metros acima do nível do mar. Nesta região, é possível descobrir os segredos da flora e fauna com um passeio de teleférico, em um percurso de vários quilômetros através da floresta silenciosa. Há 18 gôndolas com uma capacidade total para 86 passageiros, incluindo guias intérpretes. Duas destas gôndolas sustentam 3 passageiros mais o guia e o espaço para uma cadeira de rodas. As outras gôndolas sustentam cinco pessoas mais o guia.

O trajeto é percorrido por dentro de 100 hectares de selva tropical, que pertencem a um Resort. O teleférico percorre 1.2 quilômetros desde o pavilhão da floresta e em 20 minutos chega ao cume do Cerro Pelado, onde todos são convidados a caminhar por uma pequena trilha, que os leva a Torre de Observação, a qual conta com 10 níveis em rampa em forma de aspiral. A vista que proporciona é indescritível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *