Para celebrar os seus 105 anos de arte e emoção, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro estará de portas abertas hoje, 14 de julho, oferecendo aos seus espectadores uma variada programação gratuita.
A programação terá início às 10h, no Foyer do Theatro, com o concerto do Coral Infantil da UFRJ, apresentando Canções Folclóricas e composições de Mary Lynn Lightfoot, Donald Moore, Jayme Ovalle e Edmundo Villani-Côrtes, e será conduzido pela preparadora vocal e maestrina Maria José Chevitarese.
Às 11h, os alunos da Escola de Dança, Artes e Técnicas do Theatro Municipal Maria Olenewa sobem ao palco do Theatro Municipal para apresentar números coletivos, a exemplo de Danças Históricas (Polka, Gavotte, Minueto e Tarantella), Solos com Variações e três coreografias assinadas por Dalal Achcar: Marcha, Valsa e Pas de Trois de Mirlitons, do ballet O Quebra-Nozes, com base na criação original de Marius Petipa e Lev Ivanov.
Às 13h, um recital com onze trechos da ópera As Bodas de Fígaro, de Mozart, apresentado por solistas do Coro do Theatro Municipal. Composta por Wolfgang Amadeus Mozart entre 1785 e 1786, As Bodas de Fígaro é uma ópera-bufa que satiriza alguns hábitos da nobreza no século XVIII. Ambientada no Castelo do Conde de Almaviva, nos arredores de Sevilha, em 1785, a história retrata o romance entre Fígaro e Susana – criados do Conde e da Condessa Almaviva –, no dia do casamento.
A Orquestra Infanto-juvenil das Comunidades Pacificadas sobe ao palco às 15h para apresentar um variado repertório sob a regência do Maestro Juliano Dutra. No programa, composições de Leopold Mozart (pai de Wolfgang Amadeus), Beethoven, Dvorak, Tchaikovsky, Heitor Villa-Lobos e sucessos do cinema, a exemplo de Over the Rainbow, de Harold Arlen, e da Suíte de West Side Story de Leonard Bernstein. Fundada em 2010, esta orquestra é integrada por 70 crianças e adolescentes das comunidades Santa Marta, Babilônia, Chapéu Mangueira, Cantagalo, Pavão-Pavãozinho, Complexo do Alemão, Complexo da Tijuca e Cidade de Deus.
O Coro do Theatro Municipal (TM) e o Conjunto de Percussão da Orquestra Sinfônica do TM apresentam o vibrante concerto com a cantata Catulli Carmina, de Carl Orff, às 17h, com regência do Maestro Jésus Figueiredo. Segunda obra da trilogia Trionfi, da qual também fazem parte Carmina Burana (1937) e Trionfo di Afrodite (1952), foi composta entre 1940 e 1943 e inspirada em poemas líricos do italiano Catulo (Verona, 87 a.C. – 57 a.C.). Dividida em três partes, Catulli Carmina terá como solistas a soprano Celinelena Ietto e o tenor Jacques Rocha e contará com os pianistas Eliara Puggina, Silas Barbosa, Catherine Henriques e Viviane Sobral.
Coroando a programação festiva, às 20h, o Ballet e a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal levam ao palco La Bayadère, um dos maiores ballets de repertório, com música de Ludwig Minkus e coreografia do argentino-chileno Luis Ortigoza – com base na criação original de Marius Petipa, estreada em 1877. Dividido em dois atos e cinco cenas, o espetáculo é ambientado na Índia Real e conta a história do amor impossível entre a dançarina religiosa de um templo, Nikiya, e o guerreiro Solor. Na intrincada trama, porém, o bravo e heroico Solor é recompensado por suas vitórias em batalhas pelo Rajá, que lhe oferece a mão de sua filha Gamzatti em casamento. Nesta luxuosa produção, os cenários e figurinos elaborados por Pablo Núñez foram trazidos do Teatro Municipal de Santiago do Chile.
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
10h – Coral Infantil da UFRJ
• Canções Folclóricas e composições de Mary Lynn Lightfoot, Donald Moore, Jayme Ovalle e Edmundo Villani-Côrtes.
11h – Escola de Dança, Artes e Técnicas do Theatro Municipal Maria Olenewa
• Danças Históricas – Polka, Gavotte, Minueto e Tarantella
• Pas de Trois de Mirlitons, do ballet O Quebra-Nozes, coreografia de Dalal Achcar, com base na criação original de Marius Petipa e Lev Ivanov
• Solos com Variações
• Marcha – Coreografia de Dalal Achcar
• Valsa – Coreografia de Dalal Achcar
13h – Solistas do Coro do Theatro Municipal
• As Bodas de Fígaro, de Wolfgang Amadeus Mozart – Onze trechos
15h – Orquestra Infanto-Juvenil da UFRJ
• Leopold Mozart – Sinfonia em Sol Maior – Movimento I
• Beethoven/Dvorak/Tchaikovsky – Medley As cordas conhecem os mestres (Arranjo: Joseph Compello)
• Harold Arlen – Over the Rainbow
• Leonard Bernstein – Suíte de West Side Story (Arranjo: John Moss)
• Heitor Villa-Lobos – O Trenzinho do Caipira (Arranjo: Alexandre Brasil)
• Richard Meyer – Terra Nova
• Ernani Aguiar – Quatro Momentos Número 3 – Movimento I
17h – Coro do TM e Conjunto de Percussão da Orquestra Sinfônica do TM
• Cantata Catulli Carmina, de Carl Orff
20h – Ballet e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal
• Ballet La Bayadère, com música de Ludwig Minkus e coreografia de Luis Ortigoza, com base na criação original de Marius Petipa
Theatro Municipal do Rio de Janeiro – 105 anos
Dia 14 de julho, segunda-feira, a partir de 10h.
Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Praça Floriano, s/nº – Centro
Entrada Franca
Informações: (21) 2332-9191