Dicas & Destinos

Dicas práticas de Nova York

Nova York é uma das cidades mais visitadas por brasileiros em todo o mundo. Não á toa, as perguntas sobre a Big Apple são cada vez mais frequentes. Pensando nisso, resolvemos reunir algumas dicas bacanas para te dar uma ajuda no planejamento da sua viagem. Assim como em muitas metrópoles, não há melhor forma de conhecer Nova York do que a pé. Um carro em Manhattan é mais um estorvo que uma ajuda, pois o tráfego é intenso e é difícil encontrar vagas na rua. Vale lembrar que você sempre pode optar por táxi, metrô e ônibus.

nyc450

Transporte público – Alguns trens e ônibus são locais, outros são expressos. Saiba onde precisa descer para evitar passar do ponto ou esperar várias paradas sem necessidade. Uma excelente e econômica alternativa de economizar com o transporte público é comprar o MetroCard que está disponível em todas as estações de metrô e em várias bancas de jornal. Os metrôs exigem MetroCards; os ônibus aceitam MetroCards ou dinheiro exato, nada de dinheiro inteiro, eles não dão troco por lá como é comum aqui. Você encontrará um mapa gratuito do metrô em todas as estações e nos ônibus.

Como Nova York é uma cidade que deve ser explorada a pé, um passeio de ônibus é a opção para pés cansados ou apenas para ver a cidade. A empresa com mais carros é a Gray Line New York Sightseeing que fornece ônibus de dois andares em passeios completos ou em voltas com pequenas paradas. Um cartão válido por 48h para todo o circuito custa em média U$ 50,00. Os tickets podem ser comprados online ou em lugares por toda a cidade.

Ônibus Gray Line 450

Alguns lugares bacanas que você não pode deixar de visitar em NYC

Estátua da Liberdade – Vamos começar com a Lady Nova-iorquina mais famosa da cidade, talvez do mundo. Patrimônio da humanidade, o principal cartão-postal da cidade, ou melhor, do país é visita obrigatória. Ela mede 93 metros da base até a tocha e pesa 204 toneladas.

Estátua da Liberdade 450

Times Square – Ponto turístico mais visitado do mundo onde estão os famosos letreiros luminosos. Você sabia que lá existe uma escada estratégica para tirar belíssimas fotos? Sem contar que as lojas das marcas mais famosas também marcam presença.

Broadway Street – Esta é a região onde se localiza a maioria dos teatros da cidade. Você sabia que em alguns destes teatros estão em cartaz musicais ultra famosos que estão sendo exibidos anos a fio? Só fique atento para reservar com bastante antecedência para não correr o risco de não ter lugares disponíveis para venda. Aliás, isso é muito mais comum de acontecer do que você imagina.

American Museum of Natural History – Um dos maiores museus do mundo (são quatro quarteirões) com mais de 30 milhões de itens contando a evolução das espécies no planeta terra.

Brooklyn Bridge – Inaugurada em 1883, é um dos cartões-postais da cidade, com suas famosas pistas duplas, de carros embaixo e de pedestres em cima.

central-park 450

Central Park – O parque mais famoso do mundo, já foi cenário para dezenas de filmes, tem 340 hectares e abriga artistas, passantes e até shows.

Grand Terminal – Estação inaugurada em 1913 que une várias linhas de metrô e trem da cidade, também já foi cenário de diversos filmes e abriga lojas, artistas e eventos musicais.

Abyssinian Baptist Church – Estamos falando aqui de uma das mais famosas igrejas do Harlem. Você com certeza absoluta já viu em alguns filmes aquelas missas ou cultos onde todos cantam muito e a alegria é notável, certo? Pois então, nesta igreja você vai encontrar muita música e alegria em seus cultos. Não deixe de assistir um destes cultos altíssimo astral.

St. Patrick's Cathedral

St. Patrick´s Cathedral – Inspirada na catedral de Colonia, na Alemanha, foi construída em 1879 e é a maior Igreja Católica da cidade.

Public Library – A biblioteca de 1911 ocupa dois quarteirões e abriga mais de 11 milhões de livros, e também já foi cenário para diversos filmes de Hollywood.

moma 450

MOMA – Sigla para Museu de Arte Moderna, abriga a maior coleção de pinturas, esculturas, fotos, desenhos e outras representações da arte moderna do mundo.

É claro que Nova York vai muito além do que dissemos aqui, mas é sempre bom lembrar de pequenas coisas para visitar estando na Big Apple.

Algumas informações, por mais óbvias que possam parecer, sempre poderão ajudar.

Idioma – Inglês

DDI – 1

Código de acesso da cidade – 212

Telefone de emergência – 911

Fuso Horário – Três horas a menos em relação a Brasília

Voltagem e tomadas – 110 volts.

Telefone – Em todas as estações de metrô e trem e nas ruas também. Funcionam à base de moeda.

Correio – Aberto 24 horas, em frente ao Madison Square Garden

Internet – A maioria dos cafés da cidade tem Internet Wi-Fi.

Moeda – Dólar americano.

Gorjeta e taxas – Geralmente em Nova York é cobrada uma taxa de 9% que é aplicada sobre o valor da mercadoria comprada. Há taxas para tudo por lá. Taxa para alimentação, para compras e até para hospedagem. O chato é que não há como pegar essa graninha de volta.

Dólares Embarque na Viagem

Agora vamos falar um pouquinho das gorjetas, que para os nova iorquinos é muito levada a sério. Nos restaurantes, é comum deixar 15% do valor da conta.

Uma dica para você não se assustar: sempre faça o cálculo com as porcentagens de tips e taxes.

Informações turísticas – Para conseguir informações gerais sobre a cidade, disque 311.

Nos aeroportos e nos hotéis é comum encontrar guias para acesso a pontos turísticos.

Segurança – Nova York hoje é muito mais segura. Não tenha medos fantasiosos, ok?

Agora é só aproveitar.
Boa viagem!

Matéria original publicada na Editoria de Viagem e Turismo do Portal SRZD 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *