Festivais de ópera ao ar livre existem em todo o mundo. Numerosos locais históricos e arqueológicos, como a famosa Arena de Verona, na Itália, realizam estes festivais. Alguns festivais de ópera também são realizados em cidades que não possuem tais pontos históricos, como o palco flutuante no lago da cidade de Bregenz, na Áustria. Cada um desses inúmeros festivais tem seu próprio conjunto de benefícios turísticos, sociais, econômicas e ambientais. A Ópera de Israel inaugurou seu festival ao ar livre em Massada em junho de 2010 e agora, em sua 4ª edição já se tornou uma tradição muito aguardada.
Massada está localizada no deserto da Judeia, e sua encosta acidentada sobe a uma altura de mais de 400 metros acima do Mar Morto. A combinação de penhascos íngremes e ambiente desértico culminam em inigualáveis defesas naturais que atraíram o rei Herodes, e é dentro deste cenário que o fim da Grande Revolta contra os romanos ocorreu.
O extraordinário valor universal de Massada levou à sua inscrição em 2001 como Patrimônio Mundial da UNESCO, a ser protegido e conservado por toda a humanidade.
Então anote em sua agenda, pois em junho, o 4º Festival de Ópera Israelense de Massada contará com La Traviata de Verdi, conduzida pelo maestro Daniel Oren.
O festival vai incluir as seguintes performances:
• 12 de junho de 2014 – “La Traviata”
• 13 de junho de 2014 – “Idan Raichel Project”
• 14 de junho de 2014 – “La Traviata “
• 15 de junho de 2014 – Um concerto de Beethoven com a Filarmônica de Israel
• 16 de junho de 2014 – “La Traviata”
• 17 de junho de 2014 – “La Traviata”
Além disso, pela primeira vez, o Festival também vai sediar um concerto realizado pela Orquestra Filarmônica de Israel, dirigida por Kent Nagano.