Variedades & Tecnologia

Novas exigências da Venezuela começam a valer para brasileiros a partir de 30 de janeiro de 2014

 

De acordo com o Diário Oficial venezuelano n º 40.308 de 04 de dezembro de 2013, onde foi publicado a Resolução n º 105 do Ministério do Poder Popular para o Turismo, turistas que chegam à Venezuela devem apresentar um plano de assistência médica e contra roubo. Segundo a Associação de Agências de Viagens y Turismo da Venezuela (Aavyt), os valores são equivalente aos exigidos no Tratado de Schengen –que exige cobertura de assistência médica para turistas que vão aos países signatários do acordo, como França, Espanha e Alemanha.

A Resolução 105 exige das pessoas físicas, tanto as que vão entrar no país quanto os venezuelanos que saem para fazer turismo, um contrato de seguro que cubra serviços médicos e perda, roubo ou furto de bagagem. De caráter obrigatório, o Plano de Cobertura de Serviços Médicos para Viajantes do governo venezuelano deve cobrir 25 mil DES – Direito Especial de Saque, o equivalente a US$ 40 mil (cerca de 93 mil Reais) em caso de problemas de saúde e 600 DES (Direito Especial de Saque), cerca de R$ 2.300 para perda, furto ou roubo de bagagem.

De acordo com a resolução que institui o plano, publicada na “Gaceta Oficial” no início do mês, a mudança considera “a necessidade do Estado de velar e proteger os direitos e interesses de todos os cidadãos dentro e fora do território da Venezuela”, entre outros pontos.

De acordo com informações da Secretaria Extraordinária de Assuntos Internacionais (SEAI) do governo de Roraima,  a vigência da Resolução foi adiada e brasileiros que ingressarem na Venezuela – país vizinho ao estado – deverão pagar o seguro obrigatório a partir do dia 30 de janeiro de 2014. Mas se você tem viagem marcada para a Venezuela antes da data que começará a vigorar o seguro obrigatório, não deixe de contratar um seguro para sua viagem.

O turista pode ser proibido de entrar na Venezuela se estiver sem essa cobertura, segundo a Travel Ace (www.travelace.com.br), a empresa foi a única autorizada até o momento a operar no país.

“A Travel Ace ratifica sua liderança na América Latina sendo a única empresa do setor a obter a autorização para comercializar seu produto na Venezuela”, comemorou o CEO da Travel Ace Brasil, Marcelo Gonçalves.

Seguro-de-Cancelamento-de-Viagem

Entenda a diferença entre Seguro e Assistência Viagem.

Embora o Seguro Viagem e a Assistência Viagem possam ser contratados junta ou separadamente, existe uma diferença básica entre suas atuações.

CHECKINPara o Seguro Viagem, o procedimento se dá de forma que o passageiro deve arcar com todas as despesas necessárias em caso de imprevistos durante sua viagem e somente será reembolsado pela seguradora quando regressar ao seu país de origem.

CHECKIN

x

No caso da Assistência Viagem, o processo acontece de maneira diferente: sempre que houver alguma situação de emergência durante a viagem, o passageiro contará com um pacote de serviços e benefícios garantidos pelo seu Plano sem ter que colocar a mão no bolso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *