Baleias "turistas" já estão chegando na Bahia

Por: Natália Ribeiro

Até parecem turistas, ou melhor, veranistas: todos os anos as baleias jubarte partem das gélidas águas antárticas – onde passam o verão se alimentando – e nadam mais de cinco mil quilômetros até as águas quentes e tranquilas da Bahia. A migração ocorre para facilitar a chegada das novas baleiazinhas ao mundo: elas nascem sem a grossa camada de gordura que as isola do frio, assim precisam nascer em águas mais quentes. Também é na costa baiana que acontece o acasalamento.

Antigamente nessa época de migração acontecia a caça às baleias, porém, hoje em dia, o turismo de observação de baleias tomou esse lugar. Navegando a poucos quilômetros da costa é possível ver saltos e piruetas, mães alimentando seus filhotes, e até mesmo ouvir o canto da baleias utilizando um hidrofone, uma espécie de microfone sub-aquático.

Em vários pontos da costa baiana acontecem passeios de whale-watching, e o Instituto Baleia Jubarte – seguindo normativas do Ibama – orienta e apoia as operadoras de turismo para que o impacto às baleias seja mínimo. Na verdade, o turismo de observação de baleias ajuda na preservação da espécie, já que as embarcações dos passeios são utilizadas também pelos cientistas para estudos, além dos trabalhos de conscientização com pescadores e a população local.

baleias-turistas-chegam-a-bahia

Os melhores pontos para a observar as baleias jubarte são AbrolhosMorro de São Paulo e Praia do Forte, sempre nos meses de julho a novembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.