Variedades & Tecnologia

Nova nota de cinco euros é a primeira da nova série “Europa” a entrar em circulação

Vai entrar em circulação uma nova nota, de cinco euros, apresentada pelo Banco de Portugal. Trata-se da primeira nova série de uma nota, desde que foi criada a moeda única.

Esta segunda geração de notas de euro tem um reforço das medidas de segurança, incorporando novos e melhorados elementos, graças aos avanços tecnológicos que se deram desde a entrada em circulação da primeira série, há mais de 10 anos.

“A marca de água e o holograma incluem um retrato da figura mitológica grega Europa, que dá nome à segunda série de notas de euro. Um elemento de segurança novo que se destaca é o número esmeralda, o qual, dependendo do ângulo de observação, muda de cor, passando de verde-esmeralda a azul-escuro, e apresenta um efeito luminoso de movimento ascendente e descendente”, informou o Banco Central Europeu. Além disso, nas margens esquerda e direita da frente da nota figuram pequenas linhas impressas em relevo, destinadas a facilitar a identificação das notas, especialmente por cegos e amblíopes.

Já os padrões e as cores das novas notas vão se manter idênticos aos da primeira série, introduzida em 2002.

António Pinto Pereira, diretor do Departamento de Emissão e Tesouraria - CORTESIA DO BANCO DE PORTUGAL

António Pinto Pereira, diretor do Departamento de Emissão e Tesouraria

De acordo com o BdP, “a utilização de retratos em notas de banco é uma tradição a nível mundial e estudos indicam que as pessoas tendem a reconhecer os rostos intuitivamente. Por isso, o Eurosistema selecionou um retrato de Europa para figurar na marca de água e no holograma da nova série de notas de euro”.

Para além nos novos elementos de segurança, a série “Europa” pretende ser mais duradoura, o que significa que as notas serão substituídas com menor frequência, reduzindo os custos e o impacto no meio ambiente.

O euro – moeda oficial de 17 dos 27 países da União Europeia – existe na forma de notas e moedas desde 1 de janeiro de 2002, e como moeda escritural desde o dia 1 de janeiro de 1999.

Foto: CORTESIA DO BANCO DE PORTUGAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *