A artista plástica brasileira Valérie Dantas Mota realiza, juntamente com Christof Zwiener, de Berlim, a exposição Tightrope, de la création d’un équilibre. A mostra ocorre na Galerie Laurent Mueller até dia 30 de março.
Os artistas se propõem a realizar um diálogo sobre a corda bamba, o paradoxo de um equilíbrio entre a ordem e a desordem.
Valérie Dantas Mota, formada em Artes Plásticas pela Faculdade Santa Marcelina – FASM, trabalhou no equilíbrio entre materiais como cera, chumbo, madeira e couro. Christof Zwiener, por sua vez, pesquisou “o sistema por trás do sistema”, um tipo de auto-referência para instalação de arte, para apresentar sua disposição de plintos brancos de tamanhos diferentes, ligados por fios invisíveis.
“A interdependência entre as partes dá estabilidade e estrutura o todo, existe uma carga de energia que liga todos os elementos e que contribui para o resultado. As peças questionam o equilíbrio, mas também a questão do sistema e o que é estabilidade”, analisa Valérie. “Quer se trate de um sistema matemático ou uma social, sempre haverá elementos de instabilidade, de questionamento, que contribuem tanto para o equilíbrio quanto para a tensão inerente, estabilizando ou não. Se você não está vivendo no limite, você está tomando muito espaço.”