E o ano começou. Embarcaremos agora em uma “cruzada”, isso mesmo, uma cruzada musical que vem lá dos confins do Sertão pernambucano misturando pop, rock, maracatu e muita poesia. Da cidade de Triunfo – PE, a banda Templários Acústicos surgiu da união do maestro Lucivaldo Ferreira com ex-integrantes da banda Ambrosino Martins, também da cidade de Triunfo. Pude acompanhar vários shows desses caras e digo que Pernambuco é realmente um berço importantíssimo.
A banda faz releituras de clássicos da MPB, passando pelos ritmos pernambucanos como: ciranda, coco, afoxé. No repertório, além de Luiz Gonzaga Jr., Luiz Gonzaga, Lenine, Alceu Valença entre outros, a banda inclui músicas próprias em seu repertório.
Tive o prazer de dividir o palco várias vezes com esses caras e vejo o amadurecimento de cada integrante. Frank Trama e sua guitarra maravilhosa é uma nova promessa.
“Azimutal” faixa do primeiro cd da banda é uma mistura de metais com visões de visitantes alienígenas invadindo o Sertão. Arranjos de primeira qualidade compõem o disco. Seis faixas inéditas, todas produzidas no interior de Pernambuco, mostram a força que o Sertão está tendo atualmente com suas próprias produções.
A balada “Ana Lógica” fala de incenso, Cabral e Bandeira. É uma mistura poética incrível, como diz o poeta e autor da música, Lucivaldo Ferreira, é uma “princesa digital”.
“Da Fagulha à Chama” (clipe) é como eu costumo dizer, uma lapada. É um frevo com total influência de rock e com arranjos brilhantes. A letra traz um cunho social e político que resume bem o trabalho dos “Templários”. Não podemos esquecer o solo de trompete de Jeffinho, jovem e competente músico triunfense que está cada vez mais sendo requisitados para gravações e shows com diversos artistas. O clipe foi dirigido por Camilo Melo que também fez parte da gravação do cd como técnico.
Começamos o ano muito bem acompanhados. Vamos, então, viajar no som dos Templários Acústicos e, quem sabe, no meio dessa viagem, encontrar uma nave mãe repleta de novidades sonoras. Parabéns aos Templários e parabéns à cultura pernambucana e brasileira.
Álbum: Templários Acústicos: “Da Fagulha à Chama”
Lucivaldo Ferreira: Voz
Frank Trama: Guitarra, violão 12 cordas e violão nylon
Flavinho: Bateria e Percussão
Joadson (Mais conhecido como Jó Sta Cruz): Baixo
Marco Jekson: Teclados
Jeffinho: Trompete e Melofone
Zz: Sax Alto, Sax Tenor e Sax Barítono
Fabrício Ramos é cantor, compositor, colunista cultural e também um pesquisador apaixonado pelo fenômeno UFO.
Com um álbum todo autoral gravado, que o levou a fazer turnê no Japão, suas músicas estão conquistando fãs em todo o mundo graças à grande “teia” mundial. Fabrício divide seu tempo entre a graduação de História na PUC-SP e seus shows onde insiste em enviar mensagens de conscientização social, paz e amor, mesclando suas raízes pernambucanas com a música pop.
Facebook | Twitter | www.fabricioramos.com
E-mail: producaofabricioramos@bol.com.br