A imagem do Doodle traz o nome da empresa, Google, com características de pedras esculpidas. A homenagem se deu por conta do fato de um calendário Maia supostamente ter previsto que o planeta iria acabar no dia de hoje. Ao clicar no Doodle, o site direciona para uma busca por “Fim do calendário Maya“.
O fim do calendário Maia
Como habitantes da região da América Central, como o México, os Maias viveram no local até a invasão espanhola. Entre os motivos do final da civilização estava a decadência do império, que foi tomado pela violência e possivelmente revoltas populares. Além disso, a guerra, doenças, inundações e longas secas, ou ainda a combinação destes fatores, são frequentemente sugeridos como os motivos da decadência.
Eles, porém, criaram um preciso calendário e contavam com grandes estudos em relação ao tempo e espaço. Tanto que o rumor do fim do mundo, que supostamente aconteceria hoje, veio por esta ser a data a qual o calendário maia acaba.
Os Doodles do Google
O Google costuma comemorar datas importantes para a humanidade, como aniversários de invenções e personalidades ligadas à cultura e à política, por exemplo, com customizações do logo na página inicial do site de buscas. O Google possui uma equipe de designers voltada especialmente para a criação dos logotipos especiais. Já foram criados mais de 300 Doodles nos Estados Unidos e mais de 700 para o resto do mundo.