Negócios & Serviços

Algumas dicas para Cruzeiros podem ser muito úteis

Os passageiros devem chegar com antecedência de quatro horas do horário previsto para a partida do navio. 

Para o desembarque a bagagem deve ser posta do lado de fora da cabine, no corredor, na véspera do desembarque. Não esqueça de identificar as malas e usar algo que facilite a visualização. A Declaração de Bagagem deve ser preenchida antes do desembarque dos cruzeiros internacionais para apresentação à Receita Federal.

Documentação de passageiros brasileiros

Viagens domésticas

– Adultos: Carteira de identidade ou qualquer documento de identificação válido no território nacional.

– Menores de 18 anos: Carteira de identidade.

– Menores de 12 anos: Carteira de identidade ou certidão de nascimento. O embarque do menor desacompanhamento deve respeitar todas as exigências legais, conforme determinação do Juizado de Menores (Veja mais informações no item Documentação de Viagem).

Para embarque com crianças de colo no porto de Santos, aconselha-se também emitir uma carteira de identidade para o bebê, porque as autoridades podem exigir um documento de identidade, além da certidão de nascimento, no momento do embarque, mesmo que a criança esteja acompanhada pelos dois pais.

Viagens internacionais

Passaporte válido (indispensável para cruzeiros para a Terra do Fogo e Itália). Em roteiros com escala em Buenos Aires, é necessário apresentar um documento de identificação emitido com menos de dez anos, principalmente se for parar em Buenos Aires.

Menores de 18 anos: Passaporte válido. Em caso de menor desacompanhado, ou acompanhado de apenas um dos pais, observar a legislação vigente.

Certificar-se da necessidade de vacinas e vistos para o roteiro escolhido, principalmente roteiros internacionais. Mais informações em Documentação de Viagem.

Refeições – Os navios costumam servir cinco refeições diariamente: café da manhã; almoço; lanche; jantar e ceia. Em companhias mais tradicionais, ainda vigora o sistema de turnos para as refeições, em que o passageiro sempre ocupa a mesma mesa no restaurante, servido pelo mesmo garçom. Mas, em navios mais modernos, com mais opções de restaurantes e que prevalece o sistema free style, o jantar em turnos é abolido e o passageiro pode escolher onde e a que horas prefere fazer suas refeições. Nestes navios, geralmente há um restaurante principal, onde são servidas todas as refeições e outros restaurantes que funcionam no sistema self-service.

Durante o dia, usam-se trajes informais. À noite, os jantares costumam ser mais formais, recomendando-se o uso de paletó e gravata, principalmente na chamada noite do comandante, quando o traje é mais formal. Dependendo do cruzeiro, principalmente pela Europa, os homens usam smoking. Os cruzeiros pela costa brasileira costumam ser mais informais, havendo exigência de terno e gravata somente na noite do comandante.

O jornalzinho com as atividades diárias do cruzeiro costuma ser distribuído pelas cabines à noite. Nos roteiros pela costa brasileira, a edição vem em português, mas, nos cruzeiros internacionais, o idioma usado é o inglês. É um bom guia para o hóspede se inteirar e se programar.

A gorjeta é um costume tradicional e internacional em cruzeiros e deve ser considerada como uma despesa da viagem. O valor costuma ser calculado por dia e por pessoa e já começa a se tornar habitual a cobrança antecipada, pela operadora. Em geral, são US$ 10 por dia de cruzeiro. Mas pode ser cobrado na conta de despesas de consumo. E o hóspede pode optar por pagar em dinheiro diretamente ao pessoal, deixando o valor num envelope na cabine, geralmente na véspera do desembarque.

Para as grávidas, é recomendável informar o período de gestação no período da viagem. Há companhias que não aceitam passageiras grávidas no último trimestre da gravidez.

As taxas portuárias costumam ser cobradas antecipadamente pela operadora, verifique para não ter surpresas.

2012 Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *