Nos dias 23, 24 e 25 de abril a cidade do Rio de Janeiro se transformará em um grande palco para a segunda edição do VIRADÃO CARIOCA, que ocupará a cidade promovendo a sua integração por meio de todas as linguagens artísticas. Ao todo, serão 524 atrações, 170 a mais que na primeira edição, realizada no ano passado. A marca deste ano é gratuidade inclusive nas instituições que vão aderir ao evento.
O evento, que já era muito acessível, passou a ser radicalmente acessível. Nenhuma programação será paga. Instituições como Firjan, CCBB e Caixa Econômica Federal, apenas para citar algumas, também vão oferecer programações gratuitas durante o VIRADÃO CARIOCA.
Quem abre a programação é Dona Ivone Lara, que sobe ao palco armado na Praça XV na noite de sexta-feira, dia 23. Enquanto isso, Preta Gil se concentra nos camarins, juntamente com Marcelo D2. Na Cinelândia, o Tira Poeira abre os festejos, enquanto o Fino Coletivo e a Banda Crossover, de Junior Lima, se preparam para subir ao palco.
No Palco Sobre Rodas, que na sexta-feira, estará na Penha, o show “Época de Ouro”, com a participação de Altamiro Carrilho, Joel Nascimento e Paulo Moura, será em homenagem ao Dia Nacional do Choro. Afinal, o bairro é considerado o berço do clássico estilo musical. Durante a década de 70, a referência mais marcante do chorinho era o “Sovaco de Cobra”, um botequim localizado na Rua Francisco Enes, no subúrbio do Rio, ponto de encontro de chorões cariocas de diversas gerações.
Como dia 23 também se comemora o Dia de São Jorge, a festa do Santo Guerreiro foi integrada à programação do VIRADÃO CARIOCA, com um show de Moacyr Luz na Praça Albino Pinheiro, no Centro.
No sábado, dia 24 de abril, é a vez de Sandra de Sá, Pitty e MV Bill se apresentarem na Praça XV, enquanto Luis Melodia, Afroreggae e Dudu Nobre sobem ao palco do Rio das Pedras. Na Cinelândia, os destaques são os shows de Mariana Aydar, Edu Krieger e Paula Toller. Rita Ribeiro, Jorge Mautner e o grupo Casuarina prometem embalar o público no palco Leme.
Já no domingo, a Praça XV vai ser tomada pelo som de Sérgio Loroza, Milton Nascimento e Diogo Nogueira. No Rio das Pedras, Buchecha, Molejo e Falamansa animam a festa, que será encerrada pelo rei dos hits Lulu Santos. No mesmo dia, haverá intervenção cultural também no metrô da cidade: na estação Siqueira Campos, em Copacabana, se apresenta a dupla de voz e violão Lívia Lucas e Gabriel Improta e na Pavuna (vagão), a dupla Luis Fernando e Hudson Costa.
Essas são apenas algumas das programações simultâneas da segunda edição do VIRADÃO CARIOCA. Com intensa programação, o evento terá atrações em diversos pontos da cidade – cerca de 90 (noventa) espaços, entre praças, igrejas, ruas e equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura como teatros, cinemas, bibliotecas, lonas e centros culturais. Serão shows, peças teatrais, concertos, exposições, leituras, performances, exibições de filmes, literatura e circo.
O principal objetivo do VIRADÃO CARIOCA é integrar as diferentes regiões da cidade e seus moradores, por meio da oferta de uma programação bastante eclética.
PALCOS AO AR LIVRE
O VIRADÃO CARIOCA terá seis palcos ao ar livre – dois grandes (Praça XV e Rio das Pedras) e quatro médios (Cinelândia, Leme, Praça do Ringue, em Santa Cruz, e Piscinão de Ramos) – que receberão os shows musicais, apresentações de DJs e de orquestras. Além disso, haverá apresentações circenses e de teatro. A abertura oficial do evento acontecerá no dia 23, no palco da Praça XV. Bem perto dali, na Cinelândia, ficará outro palco. O objetivo da organização do VIRADÃO CARIOCA é criar um corredor cultural, unindo os dois pontos, e fazer o público circular entre eles em busca da melhor atração. Além dos palcos, o Palco Sobre Rodas que passará pelo IAPI da Penha, Vila Isabel e Méier. O público da Zona Oeste assistirá ainda um Luau ao Pôr-do-sol na Barra da Tijuca.
PRINCIPAIS ATRAÇÕES MUSICAIS
4 Cabeça
Afroreggae
Ângela Ro Ro
As Chicas
Banda Seu Chico
Bia Bedran
Brasov
Buchecha
Casuarina
Cidade Negra
Crossover
Diogo Nogueira
DJs Malboro, Janot, Dodô Azevedo, Brinquinho e Dênis
Dodô Azevedo
Dona Ivone Lara
Dudu Nobre
Edu Krieger
Falamansa
Farofa Carioca
Fino Coletivo
Geraldo Azevedo
Gigantes da Lira
Jards Macalé, Zé Renato, Moacyr Luz e Guinga (Show Dobrando a Carioca)
Jay Vaquer
Jorge Mautner
Lulu Santos
Luis Melodia
Marcelo D2
Mariana Aydar
Mart’nália
Milton Nascimento
Moinho
Molejo
MV Bill
Nei Lopes
Orquestra da Bola Preta
OSB Jovem e João Donato Trio
Orquestra Voadora
Pitty
Preta Gil
Ricky Vallen
Rita Ribeiro
Rodriguinho
Rogê
Rosemary
Sandra de Sá
Sérgio Loroza
Sururu na Roda
Vítor Araújo
Zé Zuca
Maiores informações, acesse: https://www.viradaocarioca.net.br/
Fonte: Redação / Secretaria Municipal de Cultura.