Variedades & Tecnologia

Um pouquinho do Canadá – Província de Quebec

Pois é minha gente… a blogueira aqui está numa vontade só de ir para o Canadá. Todo mundo que acompanha o Embarque sabe bem que a viagem que eu ia fazer ano passado para lá, não rolou por falta de grana. Problema puramente prático e infelizmente não remediável para baixo orçamento. Fazer o que não é mesmo?? É, mas eu não desanimei não. Estou tratando com muito mais cuidado e carinho esta que será minha grande e sonhada viagem, ou pelo menos, a primeira de várias para lá, já que o Canadá é um imenso, maravilhoso e curioso país para se explorar. Impossível fazer tão rápido. A não ser, é claro, se a blogueira aqui que vos escreve for convidada ou tiver um bom patrocínio. Aí a coisa muda de figura não é mesmo??

canada flag 

A princípio eu pretendo fazer a entrada por Montrel na província de Quebec e não mais por Vancouver como antes. Na realidade, Vancouver ainda é minha grande paixão, mas eu irei fazer o movimento inverso desta vez. Montreal aliás, junto com a cidade de Quebéc além de lindas são cidades “européias” pra lá de charmosas dentro da moderna América.

dMontreal6

Localizada na província de Quebec, Montreal é a segunda maior cidade canadense depois de Toronto e a maior cidade com população de origem francesa depois de Paris, em uma combinação única da tradição européia com a modernidade da América do Norte.Possui bairros, restaurantes, lojas e ruas com nomes em francês.

Para circular pela cidade, o visitante tem duas opções. Andar somente nas ruas ao ar livre ou pela cidade subterrânea, a preferida dos canadenses durante inverno, que possui sistema de metrô, lojas, cafeterias e até hotéis.

No verão Montreal oferece 4 mil km de ciclovias,, diversos  parques e rios que reúnem excelentes condições para a canoagem, caiaque a até mesmo windsurf.

gMontreal

Montreal tem uma das maiores cidades subterrâneas do mundo. São mais de 32 quilômetros de túneis construídos para proteger a população do frio e chuva. Lojas, restaurantes, edifícios comerciais estão interligados por baixo da terra numa área total de 12 quilômetros quadrados.

Os corredores da “Réso” (“rede” em francês) ão ainda acesso às estações de metrô, trem e ônibus. Os túneis são bem arejados, iluminados e muitos suficientemente largos para abrigar lojas do dois lados da passagem.

Estima-se que cerca de 500 mil pessoas transitam todos os dias pela cidade subterrânea de Montreal. O ponto mais movimentado está na região das estações de metrô Peel e Place-des-Arts e Lucien-L’Allier e Place d’Armes (Linha Laranja).

A cidade subterrânea fica aberta durante as horas de operação do metrô – ou seja, das 5h30 da manhã até a 1h da manhã do dia seguinte. Alguns pontos de acesso somente ficam abertos durante o horário comercial.

100_6388_576x768 Subterrâneos de Montreal

La-Ville-Souterraine

Um pouco sobre a Província de Quebec

O Quebec, é uma das dez províncias do Canadá. É a maior província do país, e a segunda mais habitada do Canadá. Cerca de 24% da população do Canadá vive dentro dos limites da província. A maior cidade de Québec é Montreal, que é também a segunda maior do país. Sua capital é a Cidade de Québec.

quebec-flag

Cerca de 80% da população do Québec é descendente de franceses, em contraste com as outras províncias do país, cujos habitantes são em sua maioria descendentes de ingleses ou escoceses. A forte influência francesa, presente desde os primórdios da colonização do Canadá, torna a província sensivelmente diferente do resto do país. O francês é o único idioma oficial da província. A população de Québec é em sua maioria católica, ao contrário do resto do país, onde protestantes são maioria. Outra característica francesa do Québec é a arquitetura das estruturas das cidades.

Os franceses que iniciaram a colonização da região, anteriormente conhecida como Nova França, estavam interessados no comércio de peles de animais, seja através da caça ou através de contatos comerciais com nativos indígenas da região. Québec significa "estreito" em algonquino, nome que se refere ao trecho estreito do Rio São Lourenço, na região onde fica atualmente a Cidade de Québec. Os ingleses capturaram a capital da província em 1759, e tomaram o controle da região em 1763. A partir da década de 1950, um movimento nacionalista começou a crescer em Québec, que culminou com
a realização de duas votações, em 1980 e em 1995, pela separação do Québec do Canadá. Em ambas as votações, a maioria da população da província votou contra a secessão.

Falando um pouco mais sobre Quebec, esta cidade é completamente diferente das grandes cidades de língua inglesa. Menor e cercada por muralhas (a única na América do Norte!), com recantos que lembram um pouco Paris, tem até mesmo um castelo, o Château Frontenac, construído no final do século XIX.

A cidade não é muito grande e pode ser percorrida a pé ou admirada em um passeio de barco pelo rio São Lourenço, que nesse trecho recebe até navios de grande calado.

chateau-frontenac

A Velha Quebec, cercada por muros, foi construída na parte alta. É lá que ficam o Château Frontenac, transformado em hotel, e a Citadelle, com diversas ruas pitorescas e construções bem antigas, além de diversos museus. Do alto tem-se uma bela vista da cidade e do rio São Lourenço. Québec é dotada de um eficiente sistema de metrô e de uma verdadeira cidade subterrânea, formada por corredores que interligam os edifícios do centro, é possível ir de um canto a outro sem expor o nariz ao frio. O bairro mais antigo e agradável para passeios é o Vieux Montreal. Próximo ao velho porto, na Place Jacques Cartier e suas redondezas, estão o Museu de Belas Artes, a enorme basílica de Notre Dame, do século XIX, e o Museu de Arqueologia e História Pointe-a-Callière. Outras atrações de Montreal são o Jardim Botânico e o Biodôme (instalado na Cidade Olímpica, local em que se realizaram os jogos de 1976), que reúne ecossistemas do continente americano, com flora e fauna típicas de cada um. Ainda na Belle Province, na ilha de Orleans, no rio São Lourenço, há fazendas e casas dos séculos XVIII e XIX.

small-shops-everywhere

quebec_city

Uma das jóias raras de Montreal é sem dúvida a Basílica de Notre Dame.

Notre Dame é  um dos locais mais visitados por turistas em Montreal. Construída em 1829, a construção impressiona por suas grandes dimensões: as duas torres externas, na face frontal do prédio, têm altura equivalente a um prédio de 20 andares. A basílica tem capacidade ainda de comportar em seu interior cerca 3 mil pessoas sentadas.

Basilique-Notre-Dame

Ai meu paizim do céu!!! Já estou aqui com um tantão de água nos olhos e de coração apertadinho… passa logo tempo, passa logo…  Trabalhar com turismo é algo muito encantador, fascinante, mas que nos torna imensamente anciosos quando desejamos visitar algum lugar… controlar esse “querer tudo de uma vez só” é um problema viu.

Por agora vou terminando este post gigante. Prometo que ainda hoje coloco algo mais sobre o Canadá. Espero de coração que vocês tenham gostado e se apaixonado um “cadinho” mais por esse magnífico país e seus encantos. Beijo grande meu povo. A blogueira aqui precisa se recompôr de fortes emoções, hehehe!!

qb

 

Fonte: Redação / Google (imagens)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *