Variedades & Tecnologia

Cidade de Quebec – Canadá

A cidade de Québec (Québec, na nomenclatura oficial no país), também por vezes chamada de Quebeque em português, é a capital da província do Québec, no Canadá, e a cidade mais antiga do país. Localiza-se no sudeste da província, às margens do Rio São Lourenço, a aproximadamente 180 quilômetros nordeste da maior cidade da província, Montreal. A cidade propriamente dita tem cerca de 508 mil habitantes, com aproximadamente 690 mil habitantes vivendo na zona metropolitana da cidade de Québec.

quebec2_460

A cidade de Québec é a única cidade entre o Canadá e os Estados Unidos da América cujos muros ainda estão de pé. O nome da cidade, bem como a da província, vêm de uma palavra de origem algonquina, que significa passagem estreita. Isto porque a largura do Rio São Lourenço na região da cidade de Québec é de apenas 800 metros.

O nome oficial da cidade é Québec, pelo governo provincial e federal, e tanto em francês quanto no inglês. No francês a província é chamada de Le Québec, enquanto a cidade é simplesmente Québec, sem o Le. Para a apropriada diferenciação entre a província e a cidade, esta geralmente é chamada de ville de Québec em francês ou Québec City em inglês.

Demografia

A maior parte da população da cidade, cerca de 92%, é católica, 1.3% são protestantes, e 5,9% não possuem afiliação religiosa. Cerca de 96% da população da cidade são descendentes de franceses, sendo o resto descendentes de ingleses, escoceses ou irlandeses. Cerca de 98% dos habitantes de Québec nasceram no Canadá, sendo que aproximadamente 80% da população possui o francês como idioma materno. 98% da população da cidade é branca.

Economia

A proximidade da cidade de Québec com Montreal, localizado a apenas 180 quilômetros da cidade, limitou o desenvolvimento industrial da cidade de Québec. Mesmo assim, mais de 500 companhias de manufaturação possuem fábricas na cidade, com quase 20 mil trabalhadores, e produzem aproximadamente anualmente produtos na ordem de 1,3 bilhão de dólares canadenses. Depois da indústria de manufatura, a principal fonte de renda da cidade é o turismo. A maioria dos turistas que visitam a cidade vêm de outras cidades da província de Québec, seguidas dos turistas que vêm de outras partes do Canadá. O terceiro maior grupo é o dos turistas vindos dos Estados Unidos.

quebec-city (1)
Clima

O clima do Québec é de tipo moderado onde os dois extremos estão lado a lado. Assim, no inverno, pode-se sentir temperaturas sob os -30°C (às vezes -40°C) e no verão +30°C. Além disso, o fator de umidade é muito importante porque no inverno assim como no verão, isso pode fazer uma diferença de uma dezena de graus. Por exemplo, no verão, pode fazer até 35°C com a humidade.

No Outono, as precipitações são abundantes e a mudança de estação para o inverno revela um espectáculo fascinante de mudança de cores das folhas das árvores porque as horas de sol vão sofrendo uma regressão, passando de 16 horas à 8 horas de exposição ao sol e esfriamento da temperatura. Na primavera, é o efeito oposto, os dias alongam, e a vida reaparece de novo.

As primeiras neves chegam a partir do mês de Outubro no Québec mas esta começa em geral a permanecer mais no solo em Novembro. Permanece a maior parte do tempo até aos primeiros dias quentes do mês de Maio, criando às vezes profusões de rios e inundações.

Com as mudanças climáticas, a metereologia do Québec não é permanente. No verão, os dias são cada vez mais quentes e húmidos, o que causa às vezes trovoadas violentas. Para o inverno de 2006-2007, o Québec não recebeu neve até meados de Janeiro enquanto que normalmente estas precipitações começam em Outubro, com temperaturas acima de zero. Em contrapartida, no inverno de 2007-2008 houve o aumento de tempestades de neve violentas e ultrapassou o recorde de precipitações de neve, com mais de 550 cm de neve recebida e 15 tempestades de neves.

QUEBEC4

Pontos Turísticos

A grande maioria das atrações de Québec estão localizadas no centro histórico da cidade, na cidade alta ou na cidade baixa: O Château Frontenac, um imenso hotel, construído em um estilo que lembra os castelos franceses.

chateau-frontenac-hotel

A Citadelle e as muralhas que cercavam a antiga cidade. Primeiramente construídas no século 17, foram parcialmente destruídas pelos britânicos na Guerra Franco-Indígena. As muralhas atuais foram construídas entre 1820 e 1831.

citadelle_460

O Prédio do Parlamento (Parliament Hill), onde está localizada a Assembléia Nacional de Québec, a legislatura provincial.

parlamento_quebec2 

A cidade de Québec possui mais de 400 parques e playgrounds. Um dos parques mais imponentes da cidade é o Parc des
Champs-de-Bataille – Les Plaines d’Abraham ou Planícies de Abraham, próximo ao centro histórico da cidade, e as Cataratas de Montmorency, com seus 85 metros de altura.

chute-montmorency

O Québec possui muitas igrejas, basílicas e catedrais, muitas delas localizadas no centro histórico da cidade. As mais imponentes delas são a Catedral Notre-Dame de Québec (Nossa Senhora de Québec), a principal igreja da província e do país, o Convento Ursuline, fundada em 1639 e a Catedral Anglicana da Santa Trinindade, a primeira catedral anglicana fora da Inglaterra, tendo sido fundada em 1804.

São quatro os museus presentes na cidade. O Musée national des beaux-arts du Québec, a maior da província de Québec, possui pinturas, esculturas e outras obras de arte. O Musée Historique, com esculturas de cera que retratam cenas importantes da história canadiana. O Museu Seminário, com pinturas, moedas e selos antigos, e o Musée de la Civilization, com obras sobre a cultura humana e a civilização.

museu_belas_artes_quebec

A avenida Grande-Allée, uma rua arborizada, primariamente comercial, com muitas lojas e restaurantes.

grande_allee_qc

Dá para resistir a essa cidade??? Impossível!!!

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *