Variedades & Tecnologia

Algumas curiosidades sobre Quebec e seus hábitos e cultura

quebec-flag
O Québec é a principal sociedade de expressão francessa na América do Norte, e a única possuindo uma maioridade de cidadãos se comunicando em francês. O Québec nutre uma afeição profunda à sua cultura. Também símbolo de sua identidade nacional, a cultura quebequense mistura raizes francesas à uma herança indígena, sendo de certa forma influenciada por seu passado sob o regime britânico.
O padroeiro da província é João Batista. A celebração da Saint-Jean-Baptiste é realizada todo ano em 24 de junho, e é considerada o Dia Nacional de Québec, oficialmente, chamado de Fête nationale du Québec (Feriado Nacional do Quebeque) desde 1977. A música Gens du pays, escrita e composta por Gilles Vigneault, é muitas vezes vista como o hino não-oficial da província.
Esporte
Como por toda a parte do Canadá, o hockey sobre gelo ocupa um lugar privilegiado na vida quebequense. O "Canadiens de Montreal" é um clube de hockey sobre gelo profissional que faz parte da Liga nacional de hockey. Este clube, que foi fundado em 1909, foi um dos principais clubes fundadores do LHN, em 1917.

3grande

Futebol Canadense
Desde 1996, os Alouettes de Montreal evoluem na liga canadense de futebol (LCF). O clube foi fundado em 1946, mas após os vários anos difíceis, a equipe foi dissolvida em 1987. Em 1996, o Stallions de Baltimore mudaram-se para Montreal e foram rebatizados Alouettes.
Baseball
Até em 2004, o Expos de Montreal evoluia na Liga essencial de baseball. Criada em 1968, a equipe tinha fixado residencia no estádio olímpico de Montreal (capacidade de 43.739 lugares em modo baseball). No fim da estação 2004, a equipe mudou-se para Washington.
Formula 1
O Grande Premio do Canadá de Fórmula 1 está no Québec desde 1978. Um dos vencedores deste Grande Premio foi um piloto de origem quebequense, Gilles Villeneuve, que morreu em 1982, em consequência de um acidente, à última volta de qualificação para o Grande Premio da Bélgica, sem ter podido ganhar um título de Campeão de Mundo. Foi o seu filho Jacques que realizou este sonho em 1997.
Futebol (Soccer)
O Impact de Montreal é a equipe de futebol mais importante da província. Fundada em 1992, esta equipe ganhou o título da primeira divisão do USL em 1994 e 2004. O futebol agora é praticado mais que o hockey sobre gelo no Québec.
Esportes de Inverno
O Québec oferece uma estação de inverno que se estende por quase a metade do ano, de Novembro à Abril, com condições de neve excepcionais (de 3 para 15 metros de neve por inverno de acordo com as regiões). Os principais centros de esqui do Québec são situados em Estrie, no Laurentides, na Capital-Nacional e Gaspésie.

get (7)

Música
A canção quebequense é muito variada. Desde La Bolduc nos anos 1920-1930 até aos artistas da vez, ela soube trazer grandes autor-compositor-intérpretes: Alys Robi, Félix Leclerc, Willie Lamothe, Jean-Pierre Ferland, Raymond Lévesque, Robert Charlebois, Gilles Vigneault, Claude Léveillée, Michel Rivard, Richard Desjardins, Lynda Lemay, Jean Leloup, Daniel Bélanger, Pierre Lapointe, assim como vários grupos : Beau Dommage, Harmonium, Cowboys Fringants, Loco Locass, o Colocs, o Meu Aïeux e Simple Plan.
Também há os autores de reputação: Stéphane Venne, Luc Plamondon e Pierre Létourneau, bem como os compositores: André Mathieu, André Gagnon, François Dompierre e Paul Baillargeon.
celine-dion 
Igualmente, intérpretes e grupos reconhecidos internacionalmente: Ginette Reno, Diane Dufresne, Renée Claude, Nicole Martin, Fabienne Thibeault, Bruno Pelletier, Luc de Larochellière, Céline Dion, Garou, Isabelle Boulay, Léonard Cohen, Simple Plan, Arcade Fire, April Wine, entre outros. Estes fizeram ou fazem carreira na França, na Bélgica, na Suíça, nos Estados Unidos, no Líbano, na África de língua francesa, etc.
Certos intérpretes são considerados igualmente como québéquenses, embora originários de outro lugar. As suas carreiras acontecem no Québec, aconteceram ou começaram. São frequentemente já de língua francesa, ou adotaram (com exceções) o francês nas suas canções (mas, além do francês, cantam às vezes também em outras línguas: inglês, italiano, espanhol, árabe, etc.). Pode-se citar designadamente Nanette Workman (Estados Unidos), Corneille (Ruanda), o rapper K-Maro (Líbano), Lara Fabian (Bélgica), Luck Mervil (Haiti). Estes artistas participam na imagem internacional de um Québec aberto para o mundo e são o exemplo de uma cultura capaz de incluir origens múltiplas: fala-se frequentemente “de um sonho quebequense” para numerosos francófonos do mundo inteiro, como existe às vezes “um sonho americano” para anglo-saxões. Estes cantores de língua francesa “néoquebequenses” encarnam frequentemente este sonho de sucesso.
Gastronomia
Os primeiros colonos, majoritariamente camponeses, preparavam refeições consistentes para melhor enfrentar os rigores do clima e o trabalho diário. Uma cozinha familiar, baseada na tradição francesa, tem-se desenvolvido ao longo dos séculos, integrando peixe, caça, legumes e frutos frescos. A Tourtière (torta de carne), o cipaille, as favas com toucinho, a sopa de ervilhas, a carne assada de porco, o cretons, torta de açúcar e panqueca de trigo mourisco são alguns exemplos destes pratos tradicionais. Alguns residem à ementa de restaurantes enquanto que outros são servidos em grandes ocasiões, como as refeições tradicionais do período das Festas. À primavera, estes pratos podem ser servidos em cabanes de açúcar (cabane à sucre). As receitas tradicionais reinterpretadas igualmente ao gosto do dia pelos chefes dos grandes restaurantes quebequenses, que propõem igualmente uma multidão de produtos finos do Québec, como o foie gras, peito de pato, o caviar corégone (um peixe das águas do Abitibi), a cidra de gelo (cidre de glace) e o vinho de gelo (vin de glace).

panqueca_siroupQue delíciaaa!!! 

Em matéria de fast food, o poutine é um prato tipicamente quebequense, inventado em Drummondville nos anos 1950, na época da irrupção do fast-food americano. O poutine “clássico” compõe-se de fritas, queijo em pedaços frescos bem como molho quente e untuoso (dito “molho moreno”, devido à sua cor acastanhada). A apresentação do poutine é variável e diversa, mas o poutine é contudo muito gorduroso e não faz parte de um regime equilibrado.

Food_Poutine_Closeup

Que delíciaaa 2 !!! 

SmokedMeatSandwich

Que delíciaaa 3 !!! 

O Québec conta igualmente com 80% da produção mundial de xarope de bordo (érable). Vinda de tradições amerindianas adaptadas e alteradas pelos Franceses, o cultivo de bordo consiste num primeiro tempo a entalhar os bordos em açúcar no momento do degelo primaveril. A seiva recolhida é reduzida seguidamente por evaporação até à obtenção de um delicioso xarope açucarado, ideal para acompanhar panquecas, waffle, torrada francesa, bem como uma multidão de pratos variados.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *