Comportamento do viajante muda e impulsiona roteiros mais flexíveis, sustentáveis e regionais

O comportamento do turista brasileiro mudou ao longo dos anos, especialmente após o período da pandemia. As tão esperadas férias de trabalho e escolares deixaram de ser apenas um momento de descanso e passaram a ser vistas como oportunidades de conexão com a natureza, troca de experiências e vivências. O turismo de experiência e lazer chegou pra ficar.
A busca por destinos mais tranquilos, com menor concentração e flexibilidade turística, fez com que muitos viajantes revissem seus hábitos. Ao invés de grandes centros urbanos, a preferência agora são as cidades menores e os destinos ao ar livre.
Por outro lado, os turistas também se tornaram cada vez mais exigentes com relação a compreensão e absorção da cultura local e exploração de atividades turísticas e gastronômicas autênticas.
A busca por experiências autênticas e contato com a natureza
O chamado “turismo de experiência” é uma das modalidades de turismo que mais ganhou força entre brasileiros que buscam vivenciar o destino além do óbvio. Atividades como trilhas, cachoeiras, praias, visitações guiadas por moradores locais, experiências gastronômicas e visitas a comunidades locais passaram a ser prioridade nos roteiros de viagem.
Os principais fatores que impulsionam o comportamento do turismo de experiência e lazer são:
- valorização do ar livre e da natureza, muitas vezes associada à tendência de bem-estar e cuidado com a saúde;
- interesse crescente por sustentabilidade, pois as novas gerações buscam práticas de baixo impacto ambiental, associadas ao consumo consciente e ao apoio econômico às economias locais;
- flexibilidade na escolha de datas, hospedagens, comodidades e formas de deslocamento.
Como o objetivo do movimento é a conexão com destinos menos explorados, o foco se volta para cidades do interior, vilarejos rurais e até centros de conservação. Um segundo ponto de interesse é que o turismo de experiência e lazer propõe viver esses momentos junto da família e dos amigos. Justamente por isso os grupos priorizam locais com maior autonomia de circulação e programações flexíveis.
Destinos regionais e a importância da locação de veículos
O Brasil é um país de proporções gigantescas, afinal, é o 5º maior do mundo em extensão territorial, com mais de 200 milhões de habitantes, repleto de biomas e culturas diferentes entre si, dando a impressão de serem países distintos.
Justamente por esse motivo que o turismo de experiência se consolidou no Brasil, seja pela calma e beleza natural da região de Bonito (MS), pelas trilhas da Chapada dos Veadeiros (GO), pela riqueza histórica e cultural de Tiradentes (MG) ou pela gastronomia de ponta de Gramado (RS).
Com o tempo curto e muitos locais para visitar, a mobilidade acaba sendo um fator importante a se considerar durante as férias. A nova forma de planejar roteiros, que prioriza o contato com a natureza e o isolamento, impulsionou a busca por veículos com baixo custo de locação. Muitas famílias recorrem ao aluguel de Onix, por exemplo, para explorar destinos regionais de carro, garantindo mobilidade e conforto durante a viagem.
- Turismo de experiência e lazer: como o viajante brasileiro tem redefinido seus roteiros de férias
- Brunch franco-brasileiro no Santa Teresa MGallery
- Parque Nacional de Itatiaia amplia experiência com hospedagens
- Nova York: o mundo em uma cidade
- Orlando e os Reinos da Imaginação
- Elton John, Gilberto Gil e Stray Kids são anunciados no Rock in Rio 2026











