Se preparar para viajar com antecedência é a garantia de que tudo sairá de acordo com o imaginado
Viajar é certamente um dos melhores investimentos e um dos programas favoritos de muita gente. Levantamento do Google aponta que os brasileiros estão buscando viajar mais em 2024: a busca por termos relacionados ao turismo aumentou em 30% ao final do ano passado. Os dados corroboram a pesquisa inédita realizada pelo Ministério do Turismo. Vamos falar sobre como se preparar para viajar?
Viajar é uma das prioridades do brasileiro
Um dos dados levantados foi de que cerca de 69% dos brasileiros fazem uma viagem de lazer por ano, preferencialmente durante o verão e para algum destino litorâneo, e, para 60%, junto da família. Contudo, outros destinos, além dos nacionais, fazem o gosto dos brasileiros e figuram também entre os grandes desejos de consumo.
E, mesmo que não se tenha um destino certo em mente, certas práticas são comuns a qualquer viagem e podem facilitar a vida do turista. Dentre os principais aspectos de um planejamento, a escolha da data ou do período que terá disponível é, indubitavelmente, uma das prioridades.
Planejamento é fundamental para a economia
Saber de antemão e com antecedência o tempo livre para se viajar auxiliará na compra das passagens, seja de ônibus ou avião, e na reserva da hospedagem. Por consequência, é possível economizar, uma vez que comprar antecipadamente costuma ser mais barato que comprar na véspera, principalmente quando se trata de alguma alta temporada de um destino badalado.
Outra questão envolve a disponibilidade de vagas em hotéis e assentos no transporte, que podem acabar, caso não sejam garantidas. E uma vez que o destino está decidido, é importante já pensar em roteirizar a viagem, caso queira aproveitar tudo que o destino tem a oferecer. Se for uma viagem com foco em gastronomia, por exemplo, se hospedar perto dos centros gastronômicos pode ser mais interessante.
Já caso o foco da viagem seja cultural, pesquisar sobre museus, passeios e guias culturais é algo bastante útil. Logo, traçar o objetivo da viagem é fundamental para economia de tempo e também de dinheiro. Levar em consideração o tipo de transporte a ser utilizado no destino e o orçamento disponível certamente poupará dores de cabeça também.
Documentos em dia e itens pessoais garantem o conforto
Outro ponto a se atentar é a documentação, principalmente no caso de viagens internacionais. Prestar atenção na validade do passaporte, dos documentos pessoais e até mesmo da carteira vacinal com antecedência permitirá que nada dê errado na hora do embarque. Ter tudo à mão, seja em formato físico ou em formato digital, facilitará no caso de uma vistoria, por exemplo.
No mais, separar itens pessoais para a viagem certamente trará um conforto extra: carregadores para os aparelhos eletrônicos, fones de ouvido para se distrair nas viagens mais longas e algum livro para um momento de relaxamento são exemplos do que se ter por perto para tornar a viagem ainda mais agradável. Além disso, itens de higiene pessoal também são fundamentais, no entanto, é preciso estar atento às exigências de armazenamento.
Entretanto, quem quer mais comodidade ou dispõe de menos tempo para planejar todos os detalhes da viagem pode optar por um pacote de viagem elaborado por uma companhia de viagem. Um combo de passagem e hospedagem, por vezes, sai mais em conta do que a compra avulsa, incluindo os mesmos ou até mais benefícios.
- Dezembro Laranja e a prevenção ao câncer de pele
- Conheça o Peru: destinos para apreciar a história, vida natural e cultura da região
- Orquestra Light da Rocinha: ação social em forma de música
- Quais as melhores dicas de viagem para um ano sabático?
- Curiosidades e história da Catedral de Notre Dame
- Festival de Verão Salvador 2025: diversidade musical e homenagens