O Brasil conta com alguns dos cânions mais famosos da América do Sul, destinos imperdíveis para os aventureiros
Cânions são paisagens naturais deslumbrantes, formadas por processos erosivos decorrentes da ação dos ventos e das águas, que vão modificando o formato das rochas com o passar do tempo. O resultado são destinos imperdíveis para quem gosta de explorar a natureza, e, no Brasil, o que não falta são passeios do gênero! Se tratando de cânions, existem opções em diversas regiões do país, incluindo até mesmo o considerado “Grand Canyon da América do Sul”.
Confira alguns dos cânions brasileiros mais famosos que não podem faltar no seu roteiro de viagens:
Cânion do Xingó (SE)
Localizado no município de Canindé de São Francisco, em Sergipe, a fama do Cânion do Xingó vai além do Brasil e atrai turistas do mundo inteiro. São 65 quilômetros de extensão de rochas gigantescas que servem de casa para uma parte do Rio São Francisco, sendo formado após a construção da hidrelétrica de Xingó, na divisa com o estado de Alagoas.
Esse cânion é palco de águas cristalinas e esverdeadas, permitindo que os turistas passeiem de barco e até nadem em áreas específicas. Os passeios precisam ser realizados através dos hotéis locais, custando em média R$ 100 por pessoa, com duração de três horas.
Cânion Itaimbézinho (SC e RS)
O Cânion Itaimbézinho é o maior cânion do continente, ficando na divisa entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, no famoso Parque Nacional dos Aparados da Serra. Com extensão de seis quilômetros, sua imponência também é palco das cachoeiras Andorinhas e Véu da Noiva, provenientes do Rio Perdizes.
O destaque do Itaimbézinho fica nas trilhas, dispondo de três opções gratuitas para os aventureiros: a menor é a Trilha do Vértice, com 1,4 km de ida e volta; depois, temos a Trilha do Cotovelo, com 6,3 km de extensão; e, por fim, a maior delas, a Trilha do Rio do Boi, com 14 km ao todo (o que daria em média seis horas de caminhada).
Cânion do Rio Espalhado (BA)
O Cânion do Rio Espalhado fica na Chapada Diamantina, no estado da Bahia, e é famoso entre os turistas por três motivos. Tudo já começa na entrada, onde suas rochas possuem camadas que dão uma aparência bem diferenciada a este cânion; os outros dois motivos estão lá dentro, pois é possível nadar nas diversas piscinas naturais do Rio Espalhado (também chamado de Rio Manso) e ainda contemplar a cachoeira Buracão, uma das mais famosas da região.
Para quem deseja conhecer algum desses destinos no futuro, vale a pena pesquisar por um carro por assinatura mais barato para facilitar a locomoção até os lugares onde estão localizados os cânions, garantindo o máximo conforto na viagem.
- Natal em Nova York: guia para curtir a Broadway com dicas de hospedagem
- O bairro da Liberdade e a luta para preservar sua memória negra
- Club Med e Grupo Bisutti: Destination Wedding com elegância e exclusividade
- Rota Rio: festival gastronômico leva sabores do Estado à Lagoa Rodrigo de Freitas
- Paço Imperial: exposições com diversidade artística e entrada gratuita
- Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira: uma imersão na arte negra no CCBB Rio