Saiba o que fazer no lugar que reúne mar, gastronomia e infraestrutura
Em 1967 a cidade de Praia Grande emancipou-se de São Vicente e posteriormente veio a ser um dos destinos mais procurados em finais de semana ou feriados prolongados pela população de São Paulo, que, por sua vez, troca a conhecida Avenida Paulista pelo calor, mar e tranquilidade do litoral. A cidade é um misto de praias tranquilas e uma infraestrutura que equilibra o clima de maresia com modernidade e urbanização. Somado a tudo isso, há também a gastronomia local que garante uma experiência rica em sabor. Trata-se de uma cidade jovem, mas que possui diversos atrativos que encantam quem visita o lugar.
Praias
O Boqueirão é a praia mais procurada de Praia Grande, o bairro que a acomoda é de uma infraestrutura inigualável, capaz de impressionar quem já está habituado ao ritmo urbano. A praia mescla tranquilidade e modernidade, essenciais para quem quer descansar sem fugir muito da comodidade urbana.
Ao longo do calçadão da própria praia, pode-se observar playgrounds para as crianças, o comércio ambulante característico e o oferecimento de esportes aquáticos passíveis de serem realizados no local. Além do urbano da praia do Boqueirão, tem-se também a praia da Aviação, cujo nome reintegra o Aeroclube presente no bairro, esta, com ondas mais agressivas, ao que se faz necessário cuidado redobrado.
Há também a Praia do Canto do Forte, à esquerda do Boqueirão, o trajeto entre as duas praias é de cerca de 2 km. Trata-se, portanto, de uma pequena caminhada onde ocorre a apreciação ao mar que tende a ser mais calmo nessa praia. A vida noturna é animada por bares que oferecem música ao vivo que anima o público visitante.
Gastronomia de Praia Grande
A relação intrínseca entre turismo e gastronomia dá-se pela possibilidade de experimentação de novos sabores e conhecimento da gastronomia local. Além de 22 quilômetros de praias, os visitantes da Praia Grande podem contar com uma culinária variada com diversas opções de cafés, bares, restaurantes e docerias. Lugares como Planeta Doce, Parô Piro, e a Churrascaria Boi Bão são alguns dos lugares que podem ser visitados. Aqueles que decidem passear pela orla, encontram opções de pratos mais usuais até os mais elaborados, atendendo a todos os desejos.
Bairros e hospedagens
O bairro Ocian é o segundo bairro que mais vem se desenvolvendo em Praia Grande, chegando a ser considerado a ”Estrutura Urbana mais moderna do Brasil”. O bairro está em processo de fusão com o Centro Comercial de Quietude, que irá acentuar o comércio popular. Nesse sentido, buscar hospedagens no bairro pode garantir uma estadia moderna e ligada à rotina das grandes cidades, sem deixar de lado o relaxamento do litoral. Outra indicação é o bairro do Canto do Forte, extremamente valorizado e considerado um dos mais luxuosos da cidade.
Para aqueles que procuram uma estadia mais tranquila e mais bucólica, indica-se o bairro Vila Caiçara, com sua orla arborizada e conhecido por abrigar a melhor feira de artesanato da Praia Grande. A cidade conta ainda com uma rodoviária, facilitando o acesso de turistas, para quem deseja ir de ônibus, a passagem para Praia Grande pode ser encontrada com facilidade na internet.
- Natal em Nova York: guia para curtir a Broadway com dicas de hospedagem
- O bairro da Liberdade e a luta para preservar sua memória negra
- Club Med e Grupo Bisutti: Destination Wedding com elegância e exclusividade
- Rota Rio: festival gastronômico leva sabores do Estado à Lagoa Rodrigo de Freitas
- Paço Imperial: exposições com diversidade artística e entrada gratuita
- Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira: uma imersão na arte negra no CCBB Rio