Cidades do interior de SP unem natureza e cultura em atrações imperdíveis para quem quer viajar sem sair do estado
Quem ama viajar e passou os últimos anos em isolamento social, com certeza, está ansioso para conhecer seu próximo destino. Para quem gosta de conhecer cidades novas e pontos turísticos culturais, mas está com baixo orçamento ou pouco tempo, passear dentro do estado é uma excelente ideia que garante visitas a lugares incríveis, muito entretenimento e poucos gastos.
Confira algumas cidades do interior de SP que valem a visita para os fãs de aventuras culturais.
Águas de Lindóia
Conhecida por ser uma cidade termal, com centro hidroclimático, Águas de Lindóia atrai muitos turistas por sua tranquilidade e opções de lazer, mas o que muitos não sabem é que a cidade oferece, além de banhos relaxantes e massagens, um gramado repleto de arte no centro da cidade.
Campos do Jordão
A cidade é encantadora por si só, com sua arquitetura inspirada na arquitetura alemã e suas belas montanhas, mas Campos do Jordão também atrai turistas por suas baixas temperaturas, restaurantes deliciosos e pelo passeio de trem que leva até Santo Antônio do Pinhal.
Mas, para além das belezas da cidade, Campos do Jordão é uma ótima parada para quem gosta de música. No festival de verão e inverno da cidade, a Orquestra Sinfônica de São Paulo (OSESP) costuma se apresentar no Auditório Claudio Santoro, um belo teatro com iluminação natural, vista para a natureza e arquitetura notável. O auditório é o palco principal do maior evento de música erudita da América Latina.
O terreno do auditório fica em uma área remanescente de mata atlântica e conta ainda com o museu Felícia Leirner, com acervo ao ar livre e exposição de dezenas de esculturas.
Hortolândia
A proximidade com Campinas torna Hortolândia atrativa para quem quer fugir da cidade e curtir uma cidade calma com opções de parques para aproveitar os dias de sol. Entre os passeios ao ar livre estão o Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang e o Parque Socioambiental Chico Mendes, que conta com espaço para piquenique.
Vale a pena também conhecer a estação ferroviária da cidade, construída em 1872 para atender o trecho Jundiaí-Campinas, quando Hortolândia ainda não era um município.
A cidade tem investido em infraestrutura para continuar atraindo visitantes, com o projeto Ilumina Hortolândia, que visa melhorar a iluminação pública. Para investir nessas mudanças, há diversos concursos da prefeitura de Hortolândia/SP que buscam servidores capacitados para continuar as melhorias iniciadas no município.
Cunha
Estância climática do estado de São Paulo, Cunha tem montanhas exuberantes e festivais que agitam a cidade no inverno e verão, além da típica festa do pinhão.
Além do lindo passeio pelos lavandários da cidade, quem visita Cunha ainda pode assistir ao espetáculo da abertura de fornos de cerâmica da cidade. O processo consiste na retirada das peças de cerâmica artesanais de suas câmaras após a queima por 27 horas e o esfriamento por três dias.
Pintadas com tinta esmalte, as cerâmicas incorporam elementos e figuras em sua forma após o contato com o fogo, e surgem diferentes ”pinturas” e tonalidades nas peças, que acabam por ser obras únicas.
Seja para onde for, é possível aproveitar essas experiências culturais sem precisar ir muito longe. Já decidiu seu próximo destino?
- Natal em Nova York: guia para curtir a Broadway com dicas de hospedagem
- O bairro da Liberdade e a luta para preservar sua memória negra
- Club Med e Grupo Bisutti: Destination Wedding com elegância e exclusividade
- Rota Rio: festival gastronômico leva sabores do Estado à Lagoa Rodrigo de Freitas
- Paço Imperial: exposições com diversidade artística e entrada gratuita
- Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira: uma imersão na arte negra no CCBB Rio