Dicas & Destinos

Veneza terá rota turística acessível para cadeirantes

As obras na rota turística acessível para cadeirantes provavelmente serão finalizadas nos próximos meses

rota turística acessível para cadeirantes

A cidade de Veneza, na Itália, deverá ganhar uma nova rota turística acessível para cadeirantes. As novas rampas estarão distribuídas entre a Piazzale Roma e a Praça de São Marcos, e devem conectar grande parte das 403 pontes existentes na cidade.

Segundo a Câmara Municipal, que já aprovou o projeto avaliado em R$ 5,6 milhões, as obras irão incluir seis rampas nas áreas de maior movimento na cidade, quatro na rota até a Praça de São Marcos e duas em pontos importantes para residentes. A vereadora de Veneza, Francesca Zaccariotto, confirmou também que as rotas turísticas atenderão à pessoas com deficiências visuais, após a reforma. 

“O objetivo era construir ao menos uma rota que permita que pessoas de todas as idades possam ir, ao menos, da Pizzale Roma a Piazza San Marco sem barreiras. Mas ampliamos o plano para que todos possam fazê-lo sem problemas, incluindo pessoas com deficiências visuais, o que não estava no projeto original”, disse Francesca Zaccariotto à CNN.

Após a concretização do projeto, esta será a primeira vez em sua história que Veneza foi acessível a cadeirantes em sua história. A cidade teria sido fundada em 421 d.C. Até então, só alguns serviços turísticos da cidade eram acessíveis, como os ônibus aquáticos que realizam passeios por rotas limitadas.

“Estamos fazendo intervenções em pontes, ajustando degraus de escadarias para que sejam mais fáceis de subir e adicionando antiderrapantes em superfícies para facilitar a locomoção”, explicou Francesca sobre o início das obras. De acordo com a política, a cidade oferece desafios para as obras por ser protegida por regras para sua preservação histórica.

As rampas móveis já faziam parte do cenário da cidade há seis anos. Construídas temporariamente para maratonas, elas acabavam permanecendo em funcionamento por boa parte do ano por necessidade em lugares como o distrito Dorsoduro e Riva degli Schiavoni.

De acordo com as autoridades locais, as obras ainda passarão por avaliações, mas devem ser finalizadas nos próximos meses. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *