Dicas & Destinos

Visita a campos de girassóis é opção de passeio seguro durante a pandemia

Crescentes no Brasil, campos de girassóis podem ser visitados em várias regiões

campos de girassóis

Poucas coisas são tão bonitas quanto um ambiente todo florido capaz de transmitir paz e tranquilidade. Musas de poesias, títulos de livros, objetos de decoração e estudos científicos, as flores sem dúvidas são fascinantes. Infelizmente, no Brasil, são poucos os campos de flores especiais para passeios e visitas de turistas. Uma delas que chama bastante a atenção é o girassol (Helianthus annuus L.), que, apesar de parecer-se com uma flor única, abriga cerca de cem a oito mil flores inseridas em um único caule – cada pétala amarela e o centro (“botão”) do girassol, na verdade, são flores! 

Para que seja possível florescer saudável, o girassol precisa de um solo que seja úmido, e é por isso que ele é muito mais comum em regiões que têm a umidade mais alta, ou então nas épocas de chuva, entre janeiro e março. O tempo para gerar flores a partir da semente é de 50 a 70 dias, e elas podem chegar até a dois metros de altura. O nome da planta – girassol – é por conta do heliotropismo que ocorre no momento da floração da planta, que nada mais é do que o movimento que as plantas fazem em direção à luz do sol, a fim de ampliar a absorção de luz para a fotossíntese. No começo do dia, as folhas do girassol estão caídas e, a partir das 12h, passam a ficar “para cima”, até retornar à posição mais baixa ao pôr do sol.

Por estarem se popularizando, os campos de girassóis estão crescendo pelo Brasil. Um deles é na cidade de Pindamonhangaba, no interior do estado de São Paulo, na Avenida Manoel César Ribeiro. O campo é um dos pontos mais procurados para ensaios fotográficos na cidade e também é muito visitado pela população. No estado de São Paulo, outra opção é visitar as floriculturas em Campinas e o Parque Prado. Este último, em especial, ocupa um terreno de mais de 20 mil metros quadrados, e o intuito é a recuperação de uma área que anteriormente acumulava dejetos. Na região Centro-Oeste e no oeste de Minas Gerais, também há diversos campos de girassóis, principalmente que florescem durante os meses de maio, junho e julho. Algumas opções de cidades são Uberaba (MG), Campo Grande (MS) e Diamantino (MT). 

Mais raras no Nordeste, porém, você também pode visitar campos de girassóis na região, na cidade de Salvador (BA) e em Quixadá (CE). É importante ressaltar que, mesmo durante a pandemia de COVID-19, cientistas e autoridades de saúde afirmam que passeios ao ar livre, como a campos floridos, são mais seguros, principalmente mantendo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), como uso de máscaras e distanciamento social. 

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *