A pandemia de covid-19 ainda é um desafio para todos: o número de casos e óbitos segue em alta no Brasil e no mundo, o que ainda provoca incertezas em diversos setores. No turismo não é diferente. Diversos lugares impõem barreiras sanitárias e outros praticamente fecharam suas fronteiras. Entretanto, o início da vacinação em massa no país e as próprias políticas de prevenção adotadas por diversas cidades possibilitam uma luz no fim do túnel. Destinos que combinam sensação de bem-estar, contato com a natureza e isolamento de aglomerações estão em alta e já acumulam alta na busca por passagens. Confira alguns locais que o pessoal do ViajaNet separou nas buscas para o turismo em 2021:
1 – Lençóis Maranhenses
Localizado no noroeste do Maranhão, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, é um dos destinos mais admirados pelos turistas brasileiros e estrangeiros. Ideal para quem quer se isolar e descansar, o destino oferece um pouco de tudo: é possível se deslumbrar com os inúmeros lagos que compõem o visual paradisíaco, conhecer praia como o Caburé e Atins, navegar por rios e até praticar esportes de aventura com os devidos cuidados de prevenção e isolamento, como o kitesurfe. Ainda que seja um destino turístico bastante visado até antes da pandemia, é possível aproveitar vários dias sem correr risco de aglomeração e de contágio.
2 – Jalapão (Tocantins)
Cravado no meio do cerrado tocantinense, o Jalapão ainda é um destino pouco visado pelos turistas, tornando-se uma viagem imprescindível para quem deseja se isolar em meio ao avanço do novo coronavírus. Recomendado para quem deseja escapar da rotina e tirar alguns dias de folgas, a região abriga fervedouros, cachoeiras e dunas deslumbrantes, capazes de encantar até mesmo os turistas mais céticos em relação ao ecoturismo. Entre as opções mais populares estão as Dunas do Jalapão, a Cachoeira do Formiga e a Prainha do Rio Novo, mas vale a pena tirar alguns dias e conhecer tudo o que o local tem a oferecer.
3 – Petrópolis (Rio de Janeiro)
Para aqueles que querem um dia de descanso, mas ficar perto dos grandes centros, ou ainda conciliar o home office com uma viagem, a “cidade imperial” de Petrópolis surge como destino ideal em 2021. Reconhecidamente charmosa por preservar aspectos da época do Império no Brasil, o local consegue misturar um turismo histórico com belas paisagens naturais, atraindo tanto aqueles que pretendem ficar no centro e conhecer a cultura local, quanto os amantes da natureza que desejam fazer trilhas pelas cachoeiras da região.
4 – Chapada dos Veadeiros (Goiás)
O Parque Nacional localizado no cerrado goiano também é destino para aqueles que desejam se desconectar de tudo e evitar aglomerações. Bastante popular nos últimos anos, a Chapada dos Veadeiros é recomendada para descanso absoluto e para quem ama estar em contato com a natureza. As trilhas são lindíssimas, acompanhadas de belezas naturais indescritíveis. A Cachoeira Santa Bárbara e o Vale da Lua certamente estão entre os lugares mais bonitos do país e são pontos turísticos certos para os visitantes.
5 – Gramado (Rio Grande do Sul)
Depois de quatro pontos turísticos destinados ao verão e ao calor, uma opção para quem deseja se isolar e aproveitar as belezas do clima mais frio. A charmosa cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, já ocupa as primeiras posições dos destinos mais buscados no inverno brasileiro. No coração da Serra Gaúcha, a pequena cidade combina história, tradição, gastronomia e diversos passeios que podem ser feitos sozinho ou a dois. Aproveite para conhecer o Centro Turístico e o Lago Negro e delicie-se com a grande oferta de chocolates em lojas espalhadas pelo município.
- Natal em Nova York: guia para curtir a Broadway com dicas de hospedagem
- O bairro da Liberdade e a luta para preservar sua memória negra
- Club Med e Grupo Bisutti: Destination Wedding com elegância e exclusividade
- Rota Rio: festival gastronômico leva sabores do Estado à Lagoa Rodrigo de Freitas
- Paço Imperial: exposições com diversidade artística e entrada gratuita
- Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira: uma imersão na arte negra no CCBB Rio