Os testes serão exigidos para os passageiros de ônibus de turismo e no check-in em hotéis e pousadas
Desde a última segunda-feira (11), a prefeitura de Cabo Frio, na Região dos Lagos fluminense, passou a exigir que os turistas que queiram entrar na cidade apresentem teste de covid-19 feito há menos de 72 horas com resultado negativo. A regra foi publicada na edição do dia 5 de janeiro do Diário Oficial do município.
O Decreto nº 6.434 atualiza as normas municipais publicadas no dia 21 de dezembro, destinadas à contenção do novo coronavírus. Para os veículos de turismo com origem em outros municípios, será obrigatória a apresentação de exame para testagem da covid-19 de todos os passageiros, motoristas e guias.
Até então, apenas Fernando de Noronha, a Península de Maraú e Lençóis, na Chapada Diamantina, tinham tomado esta medida. Um mês depois, Maraú e Lençóis suspenderam a exigência.
Pela nova regra de Cabo Frio, todos os visitantes precisarão apresentar um teste negativo para covid-19 feito até 72 horas antes da chegada. Os testes não precisam ser do tipo PCR. Ao contrário de Fernando de Noronha ou de países que exigem o teste, Cabo Frio vai aceitar também os testes rápidos de farmácia, que são bem menos certeiros que os testes tipo PCR.
Hospedagem
Os locais de hospedagem podem funcionar com até 75% da sua capacidade, observando os protocolos sanitários e também serão obrigados a exigir o teste negativo para fazer o check-in. Os estabelecimento terão que enviar para a prefeitura, diariamente, um relatório dos checkins e check-outs realizados, com cópia dos testes da covid-19. O decreto prevê também a fiscalização preventiva e in loco, feita por uma comissão do Departamento de Vigilância Sanitária, além de barreiras de controle e prevenção à covid-19, organizadas pelas secretarias de Mobilidade Urbana e de Segurança. A cidade, tradicional destino turístico no verão, recebeu milhares de pessoas na virada do ano e registrou aglomerações na Praia do Forte no réveillon, mesmo sem queima de fogos oficial.
Segundo a última atualização do Mapa de Risco da Secretaria de Estado de Saúde, do dia 23 de dezembro, a região da Baixada Litorânea, que engloba Cabo Frio, está em laranja, com risco moderado para covid-19, sendo que a taxa de testes positivos está em vermelho.
- Corrida e Caminhada Contra a Fome: solidariedade em movimento
- Quilombo da Praia Rasa: resistência, tradição e desenvolvimento turístico
- Descubra a Costa do Marfim no Rio de Janeiro
- Crônica de viagem: Madrid e as descobertas gastronômicas
- Festival Comida de Favela: descubra os sabores da Maré
- Ípsilon: tragédia e resistência no palco
1 Comentários