Já imaginou o que aconteceria com o mundo se, neste exato momento, a Terra parasse de girar? Provavelmente você acredita que não iria sentir nada, afinal nem sentimos a Terra se movimentando, não é mesmo? Então, caro leitor, saiba que você está redondamente errado.
Saiba que isso não afetaria apenas o dia e a noite já que, de acordo com alguns estudos, a Terra está realmente diminuindo a sua velocidade de rotação e os dias estão de fato ficando mais longos.
Então como seria se ela parasse de girar de uma hora para outra?
1 – Todos os objetos voariam para leste a alta velocidade sob o seu próprio impulso
Obviamente não conseguimos notar a alta velocidade a que a terra gira, aproximadamente 1.700 km por hora. Porém, se parássemos subitamente, segundo Sten Odenwald da NASA, tudo na superfície da Terra voaria a uma velocidade absurdamente elevada e depois voltaria ao chão, já que 1.700km não é velocidade suficiente para fazer as coisas escaparem ao campo gravitacional.
2 – Maremotos enormes iriam acontecer
O poder do impulso que a Terra geraria, ao parar subitamente, faria com que oceanos e mares criassem tsunamis extremamente poderosos que arrasariam as cidades costeiras, fazendo-as desaparecer do mapa!
3 – Uma ventania poderosa surgiria
A atmosfera continuaria a mover-se e esse impacto iria fazer com que permanecesse em rotação em torno do planeta, provavelmente diversas vezes. A velocidade que esses ventos atingiriam ultrapassariam os 1.770 quilômetros por hora e até seria possível que a Terra perdesse parte de sua atmosfera com esses ventos.
4 – Toda a água do planeta concentraria-se em dois oceanos e formaria-se um novo continente
A água iria concentrar-se no equador devido à força centrífuga. Uma parada repentina na rotação da Terra faria com que as massas terrestres e a água se redistribuíssem para formar dois grandes oceanos em ambos os polos. A terra, no Equador, aumentaria e formaria um novo continente gigantesco, cobrindo todo o planeta em redor do Equador.
5 – Erupções vulcânicas, furacões e terremotos seriam inevitáveis
A enorme força cinética da Terra e o seu impulso iriam agitar o planeta no seu núcleo. O resultado é bastante previsível: furacões poderosos, erupções vulcânicas e terremotos destrutivos. Por toda parte.
6 – A Terra ficaria esférica
Atualmente, o nosso planeta não é uma esfera mas sim um geóide, por causa do movimento de rotação em torno de seu eixo. Contudo, se ela parasse de girar abruptamente, tornar-se-ia esférica. Atenção terra planistas, fica a dica.
7 – Um hemisfério ficaria absurdamente quente, enquanto o outro seria tão frio como a Antártica
Esqueça o clima tropical e as estações do ano. Se a Terra parasse de girar, apenas metade dela seria aquecida, tornando-a quente e sempre iluminada, com as temperaturas mais altas do equador. O segundo hemisfério passaria a ter o frio ártico. A NASA também tem outra versão: a Terra deixaria de se virar completamente, e haveria um dia de 6 meses seguido de uma noite de igual período.
8 – O campo magnético que protege a Terra de radiações cósmicas perigosas desaparecia
O campo magnético é basicamente formado devido aos processos do núcleo externo (feito principalmente de ferro) e ao movimento de rotação do planeta. Se ele parasse, o campo magnético também desapareceria, prevê Sten Odenwald. O campo nos protege do vento solar: as partículas carregadas do sol com capacidade para destruir todos os seres vivos.
9 – Se as pessoas sobrevivessem, seria na divisão entre o lado quente e frio do planeta
A humanidade só poderia adaptar-se às novas condições na fronteira da noite e do dia. Os seres humanos teriam que viver no subsolo e apenas sair com roupas de proteção por causa da radiação.
10 – A lua cairia na Terra, mas isso não aconteceria imediatamente
O Prof. Vaughan Pratt, da Universidade de Stanford, diz que a Lua, gradualmente, iria diminuir de velocidade e sua distância da Terra começava a reduzir-se. Com o tempo, provavelmente, cairia no nosso planeta.
Com informações de NCultura