A recente ampliação da produção do podcast tem incentivado a criatividade de podcasters e abraçado um número cada vez maior de consumidores
Pode parecer estranho, mas já há 21 milhões de brasileiros que escutam podcasts com frequência, o que representa 13% da população. Os dados foram coletados pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) e pela TV Globo. O podcast é uma publicação digital e on-line em áudio, geralmente produzida em formato de programas dos mais diversos temas.
Aumento da popularização
O mercado de podcasts tem evoluído com rapidez e está sendo cada vez mais explorado tanto dentro quanto fora do país. Apenas em 2019, houve um crescimento de 67% no número de programas criados no Brasil, segundo a empresa de streaming de áudios Deezer, que é, junto a outros serviços de transmissão de áudios sob demanda, uma das maiores fontes de investimento em podcasts atualmente. A empresa também revelou que houve um aumento de 117% de consumidores de podcasts apenas no último ano.
Quem está ouvindo?
O Spotify, por exemplo, divulgou que houve um crescimento de 330% no número médio de ouvintes diários de podcasts no mundo entre abril de 2017 e o mesmo mês de 2018. No total, 32% dos usuários ativos ouvem podcasts quando se utilizam dos serviços do Spotify. A formação do público que seleciona essa mídia em vez de outras — como vídeo, texto ou imagem — depende de uma adaptação marcadamente cultural. Isso porque, criar um novo hábito demanda uma abertura e disposição do indivíduo.
Por isso, há podcasts de temas interessantes para nichos específicos. Em geral, os primeiros grupos de ouvintes buscavam informações sobre cinema e tecnologia. Hoje, as produções têm migrado mais para o storytelling, então, há programas que aproveitam a liberdade do formato para aprofundar reflexões sobre autocuidado, como o New Me, ou sobre política, como o Foro de Teresina.
“Podcast forma uma relação com o ouvinte. Sabemos da vida dele. Temos feedback pelo engajamento nas redes sociais e nos adaptamos ao que os ouvintes falam”, colocou Juliana Wallauer, uma das fundadoras do Mamilos – Jornalismo de Peito Aberto, o segundo maior podcast do país.
A seguir, separamos 3 sugestões de podcasts sobre viagens, inspirações e com referências para você se inteirar sobre lugares para explorar no futuro.
ONDEN
O título é um acrônimo de “O Nome Disso é Mundo”, que é protagonizado por brasileiros no exterior. A ideia é mostrar aos compatriotas a visão que eles adquirem depois de escolher construir uma nova vida do lado de fora do seu país de origem. O apresentador é Filipe Teixeira que, entre episódios como “Adote um Gato na Turquia” e “Ser Pai na Colômbia”, já completou um histórico de mais de 170 edições que são baseadas em entrevistas.
Despachados
A ideia é incentivar o espírito aventureiro de se encontrar no desencontro. Também explorando o formato de entrevistas, os episódios são divididos em duas categorias: Despachados e TourCast. A primeira é desenvolvida ao redor de temas específicos, e a segunda oferece dicas, histórias e um guia básico para conhecer diferentes destinos.
National Geographic Weekend
Em tom mais sério e jornalístico, o programa entrevista semanalmente especialistas das mais diversas áreas, como ciência, geografia e história. Seu acervo conta com mais de mil edições e revela os bastidores das viagens feitas pela própria equipe da National Geographic. O podcast é falado em inglês e exibido pela iTunes Store.
O Podcast do Embarque na Viagem também está disponível nas principais plataformas de streaming, Spotify, Google Podcasts, iTunes, stitcher, podtail entre outros. Nesse podcast você encontra dicas de lazer, entretenimento, turismo e gastronomia, tanto com dicas gerais para qualquer viagem quanto com dicas para destinos específicos. Você pode ouvir o ‘Embarque na Viagem’ aqui.