Paisagens deslumbrantes e vinhos renomados estão entre as atrações mais procuradas por viajantes de férias no Chile
A pouco mais de 4 horas de avião de distância, o Chile é um destino bastante procurado pelos brasileiros. Em 2018, o país recebeu a quantidade recorde de 589.172 turistas tupiniquins, número 8,1% maior do que o verificado em 2017.
A procura é fácil de entender. A grande beleza natural do país, representada por seus vulcões, lagoas e montanhas, atrai turistas adeptos do trekking, caminhada e corrida em busca de belas paisagens e um roteiro de aventuras.
O país também oferece atrativos para o público, fã de esportes de inverno. O terreno montanhoso e as baixas temperaturas durante o meio do ano favoreceram o surgimento de estações de esqui e snowboard e transformaram o Chile em um destino certo para os adeptos das práticas.
Turistas interessados na gastronomia e, principalmente, nas excelentes cartas de vinhos chilenos são igualmente bem recebidos em suas viagens.
Valendo-se de geografia privilegiada, o país andino está entre os 10 maiores exportadores de vinhos atuais, atraindo turistas do mundo todo que apreciam a bebida.
Turismo de aventura
O Chile possui belezas naturais indiscutíveis e bastante variadas. De cadeias de montanhas nevadas, ideais para praticantes de esqui, a um litoral que se estende por 6.000 km, o território do país também é composto por vulcões e pelo famoso deserto do Atacama, além de abrigar espécies vegetais e animais singulares.
Por esses motivos, o destino é bastante procurado por praticantes de trekking que buscam não apenas desafios, mas paisagens de tirar o fôlego.
É fácil encontrar roteiros para este tipo de turismo em sites de busca pela internet. Muitos blogs feitos por mochileiros e donos de albergues dão dicas que vão desde como se adaptar à altitude, à empresas que realizam trajetos de avião com passagens aéreas de preço acessível.
Apesar de próximo do Brasil, o Chile tem clima bastante diferente, e um pouco mais extremo. O deserto do Atacama é a região mais árida do mundo e o inverno no país costuma ser rigoroso, com temperaturas abaixo de zero.
Roteiro de vinhos
Muitos turistas, contudo, vão de férias ao país em busca de programas mais tranquilos, como a visita aos vales de produção de vinho no país.
Beneficiando-se de suas condições climáticas e topográficas privilegiadas e até mesmo da brisa do mar e da incidência de luz solar, o país possui diversas vinícolas, das maiores exportadoras mundiais a pequenas propriedades de produção e cultivo orgânicos.
Uma das vinícolas mais visitadas é a Concha y Toro, que recebe entre 1.000 e 1.100 visitantes por dia, dos quais 80% brasileiros, segundo calcula Valdir Patrício, um dos guias brasileiros contratados.
Visto como sofisticado em países do leste europeu como a Rússia, o vinho Concha y Toro tem presença mundial.
Produzindo 1,03% de todo o vinho consumido no mundo, a empresa está em quinto lugar no ranking global de produção da bebida.
Pingback: Embarque na Viagem