Dicas & Destinos

Viagem sozinho: como encarar o medo de viajar de avião

Eu compreendo que apesar de as possibilidades de ocorrer um acidente aéreo ainda serem infinitamente menores que um acidente de carro, por exemplo, muita gente se prende demais ao medo de viajar de avião por conta disso, ainda mais sozinho.

Geralmente, nesse caso de estar sozinho, a maior aflição é justamente não ter com quem dividir sua angústia. Então, entenda que tudo bem você ter medo, só não pode permitir que esse medo te impeça de descobrir novos lugares. Resolvi deixar aqui algumas dicas, já testadas e aprovadas por especialistas, para que você possa ter auxílio nesse momento tão importante e não permita que o medo de viajar de avião te impeça de fazer uma linda viagem. Vamos à elas?

medo de viajar de avião

Semanas antes de viajar de avião vá se preparando, exercitando mais a sua respiração para ir se acalmando. Pode parecer uma bobagem, mas respirar fundo pelo nariz e ir soltando o ar calmamente pela boca, contando até 10 funciona muito. Isso, pra tudo na vida. Se a gente tivesse o hábito de cuidar da nossa respiração desde pequenos, não teríamos adultos tão ansiosos, estressados e angustiados. Respiração é a chave de tudo.

Se você tem noção que sua ansiedade é muito grande, se acha que precisa de uma ajuda profissional para vencer o medo de viajar de avião, bem antes da viagem consulte um médico e peça o auxílio de um remedinho pra diminuir sua ansiedade. Nada pra te derrubar, apenas pra te deixar mais tranquilo. É importante que você faça um teste com esse medicamento antes de viajar para ter certeza que não vai te dar nenhuma reação e se de fato vai funcionar para você. É preciso entender que cada pessoa pode reagir de forma diferente a medicamentos. Pode acontecer do remédio receitado não fazer efeito nenhum e você terá tempo de retornar ao médico para tentar outra opção mais adequada. 

Já no dia da viagem, com maior controle da sua respiração, tente seguir uma rotina normal, comer alimentos leves, que não vão exigir um trabalho muito pesado do seu organismo para fazer a digestão. O foco aqui é te deixar bem fisiologicamente também. Beba muita água. Bateu ansiedade, respira e bebe água. Tente não ver telejornais e programas que possam te estressar de alguma forma. Muitas vezes uma notícia ruim pode te deixar ansioso e desencadear uma reação em cadeia dentro de você. Desnecessário. 

medo de viajar de avião

Quando já estiver embarcado no avião, chame um comissário de bordo para explicar sua dificuldade de voar. Não tenha medo ou vergonha, eles são treinados para isso e você se sentirá muito melhor em saber que tem uma pessoa ali que vai poder contar. Se não quiser falar do seu assento, levante-se e vá de encontro a ele para conversar. Entenda que quando o comissário sabe da sua dificuldade em voar, sempre que possível ele virá até você para te deixar tranquilo, que ele está ali para o que você precisar.  Isso inclui uma conversa rápida nos corredores também. A grande maioria é super atenciosa nesses casos.

Uma coisa que também é bem interessante, é que você marque seu assento para o mais próximo possível do corredor. Se a aeronave tiver aquela coluna central de assentos, melhor ainda. Marque nela, mas do lado do corredor. Ué, mas qual a razão de ficar no corredor? Simples, caminhar também ajuda a controlar sua ansiedade. Se você estiver no corredor, vai poder fazer isso sempre que sentir que precisa dar uma “aliviada” na pressão. Não vai ter que ficar controlando o sono do vizinho de poltrona e não vai incomodar ninguém toda hora.

Uma coisa muito interessante pra também fazer seu tempo passar é a leitura. Muita gente não consegue focar no entretenimento de bordo e, nesses casos, um livro pode ser uma excelente válvula de escape. Especialmente se você já tem o hábito da leitura. Isso vai estar associado a uma sensação muito prazerosa pra você, logo, vai ser um reforço positivo contra sua ansiedade.

Sabe aquela história de que tomar uma tacinha de vinho pra relaxar ajuda? Pois bem, uma tacinha não é nada problemático, mas apenas uma, ok. Entenda que no avião é normal que nosso corpo tenha uma tendência a se desidratar mais rapidamente devido às condições internas de baixa pressão. O ambiente fica menos úmido e a oxigenação do organismo também diminui, logo, se você fizer ingestão de álcool de forma elevada, tenderá a se desidratar ainda mais rápido. Por isso, uma tacinha pra dar aquela apreciada no vinho e relaxar, tudo bem. Mas se você estiver fazendo uso de algum medicamento, esqueça essa possibilidade. Não queremos que você tenha um piripaque em pleno voo, queremos?

Sua alimentação a bordo também merece um pouco mais de atenção. Se você tiver alguma restrição ou preferência, entre em contato com a cia aérea para deixar assinalada sua questão. Muitas cias possuem um menu diferenciado até mesmo na classe econômica que pode ser comprado antecipadamente. Tem um custo, mas é uma opção. Tente não exagerar no sal na hora de fazer suas refeições. O sal é um inimigo para a ansiedade e também será péssimo para o seu corpo em um ambiente propenso à desidratação. Dê preferência para alimentos menos condimentados, nesse caso, apostar na “pasta”, sempre presente nas opções ajuda muito. Comer o pãozinho também é uma ótima opção. Os carboidratos também são uma bela ajuda para combater os efeitos do jet lag

Comprar lanches no aeroporto pode ser caro, mas talvez seja uma boa opção para ajudar a controlar a ansiedade no voo. Vale comprar um doce, chocolate, aquele biscoito gostoso, até mesmo um pirulito, que aliás é ótimo para pessoas ansiosas. Nos aeroportos sempre tem algumas opções diferentes do que comemos no dia a dia, daí ser tão interessante. Mas preste atenção: não coma em exagero, ok!

Agora é com você. Decida embarcar nessa viagem especial e libertadora, entenda que seus medos não te definem e que você pode sim fazer uma viagem maravilhosa na companhia de você mesmo. Palavra de quem viaja sozinha há mais de vinte anos.

1 Comentário

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *