DreamWorks Animation: A Exposição – Uma Jornada do Esboço à Tela apresenta mais de 400 itens originais para uma exposição totalmente gratuita. Entre os itens estão modelos do Banguela, de Como Treinar Seu Dragão, Shrek, Kung-Fu Panda, Madagascar e muitos outros. Além das maquetes, o visitante terá acesso a itens raros e inéditos, como desenhos, storyboards, máscaras, mapas, fotografias, pôsteres, pinturas e artes originais, vídeos de bastidores do estúdio e até as partituras originais utilizadas para compor as trilhas. Tudo isso diretamente dos arquivos do DreamWorks Animation.
A exposição já passou por vários países e chega ao Brasil com o apoio do Centro Cultural Banco do Brasil — passando pelas casas do Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Na Cidade Maravilhosa acontece de 6 de fevereiro a 15 de abril no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro de quarta a segunda, das 9h às 21 horas. A entrada é gratuita e a censura é Livre. O CCBB RJ fica na Rua Primeiro de Março, 66 – Centro. Já na capital mineira, a exposição terá seu ínicio em 15 de maio e ficará ativa até 29 de julho. O Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte fica na Praça da Liberdade, 450, Funcionários.
Idealizada e criada pelo Australian Centre for the Moving Image – ACMI, a mostra “DreamWorks Animation: A Exposição – Uma Jornada do Esboço à Tela” tem como objetivo principal mostrar os diversos processos realizados para a criação de uma animação de grande orçamento.
A mostra está estruturada em quatro seções: Characters, Story, World e uma área interativa chamada de Drawing Room. Na parte de Characters é possível acompanhar a evolução do que realmente confere vida aos filmes produzidos pelo estúdio DreamWorks Animation, do conceito original dos desenhos até a versão final do design de vários protagonistas como o Po, de Kung Fu Panda e o ogro Shrek.
Em Story, será possível conferir o processo de construção de uma história completa, da inspiração ao desfecho. Telas digitais espalhadas pelas salas vão mostrar os enredos originais de Shrek e Madagascar e também recriarão uma sessão de brainstorming de Os Sem-Floresta.
Em World, a atração mais querida dos fãs será uma tela de 180 graus com uma projeção do mundo viking de Como Treinar Seu Dragão. A projeção foi criada especialmente para a mostra, e tem a perspectiva das costas do Banguela, para sentir como se nós estivéssemos montados no dragão.
Na parte interativa – Drawing Room – a última parada da exposição, os visitantes poderão desenhar personagens e criar um curta animado no melhor estilo dos estúdio DreamWorks Animation.