Dicas & Destinos

Uma visita a Mesquita Omar Ibn Al-Khattab, em Foz do Iguaçu

Esta já foi minha sexta visita na cidade e finalmente consegui conhecer a famosa Mesquita Omar Ibn Al-Khattab, que tantos colegas haviam me recomendado. Sempre que visitava Foz do Iguaçu a mesquita estava fechada, desta vez, me certifiquei que ela estaria aberta umas 5 vezes, antes de finalizar meu roteiro.

Ela foi inspirada na célebre Mesquita Al Akssa, de Jerusalém, suas imponentes torres brancas de mais de 30 metros dão um toque impressionante, mas que também impõe respeito na paisagem do bairro Jardim Central.

Estive lá no fim de uma manhã de sábado, fui atendida por um rapaz que estava ainda no portão de entrada e rapidamente fui integrada ao grupo de visitantes que aguardava fazendo fotos do lado de fora.

A dinâmica por lá é bem simples, ao entrar, um rapaz muito respeitoso e sorridente informa que as mulheres terão que cobrir o rosto e os ombros, como manda os costumes do Islã, afinal, estamos entrando em seu templo sagrado. Como eu já sabia desta informação, levei o meu próprio véu, que era bem grandinho já que os pequenos escorregam facilmente e por isso eles não permitem usar por conta do risco de ficar descoberto lá dentro. Esse mesmo rapaz se encarrega de posicionar o véu da forma correta, não é só jogar um lenço qualquer por cima.  Meninas, aproveitem pra usar aquele acessório mara e depois ficar desfilando com ele lá fora, as fotos ficam lindas.

Ao entrar, uma senhora muito doce, centrada e igualmente respeitosa explicou um pouco sobre a mesquita, seu grande salão oval de orações, com seus quase 600 m², adornado com maravilhosos exemplares da arte caligráfica árabe e especialmente se ofereceu para tirar dúvidas sobre o Islã. No grupo que entrou comigo, muitas pessoas faziam questionamentos sobre as guerras, as diferenças e semelhanças da religião católica e o Islã, e a senhora foi tão gentil, tão centrada em suas respostas que todos saíram dali com uma paz tamanha na alma. Com muita doçura ela dizia que “sua Nossa Senhora faz bem pro seu coração, tanto quanto nosso profeta faz pro nosso, e isso é o que realmente importa”. Até eu, que não sou nem católica, nem muçulmana, me senti bem com suas palavras.  Em tempos de tantas polêmicas, guerras santas e polarização de opiniões, foi um bálsamo para o espírito ouvir essa frase.

O tempo de visita varia muito de cada grupo que entra. No meu, por exemplo, uma senhora que estava em excursão ficou tão entretida com a conversa e as explicações, que acabou perdendo o ônibus do grupo, que foi embora sem ela. Eu me lembro de ter ficado uns 40 minutos lá dentro, mas acredite, passou voando. Na hora de sair, esta mesma senhora que conversou conosco ofereceu dois livros com maiores explicações sobre o Islã como presente. Sim, você leu certo, presente.

A Mesquita Omar Ibn Al-Khattab é o maior local de culto da grande comunidade islâmica de Foz do Iguaçu. Fiquei sabendo que à noite, a iluminação cênica sobre as paredes brancas do conjunto aumenta ainda mais a beleza do local.

Como dica eu recomendo que você faça a visita sem pressa, de preferência com horário livre, já que pode acontecer de você ter que esperar outros grupos antes do seu, de acordo com o movimento do dia.

Lembre-se também de ir com roupas adequadas. Atenção meninas, nada de saias curtas, ombros de fora e decotes. Se você tiver um lenço grande o suficiente para cobrir cabeça e ombros, fique a vontade para levar, assim, não precisará usar o que eles oferecem lá para as desavisadas.

Fotos: Naira Amorelli 

A Viagem para Foz do Iguaçu contou com o apoio de: Brasil das Águas Turismo (receptivo e transfer), Concept Design  Hostel, Belmond Hotel das Cataratas e Wish Foz do Iguaçu by GJP Hotels (hospedagem), Cataratas do Iguaçu S.A (Porto Canoas, Cataratas do Iguaçu e Marco das Três Fronteiras), Rafain Churrascaria Show, Porto Kattamaram, Parque das Aves, Macuco Safari e Helisul (voo Panorâmico).

2 Comentários

  1. Pingback: Embarque na Viagem

  2. Pingback: #ACaradoRioPeloMundo: O que fazer em Foz do Iguaçu - passeios e pontos turísticos - A Cara do Rio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *