O sobrado do prédio de número 38 da Rua da Carioca, construído por volta de 1902, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Inepac) e cedido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro para o Instituto Casa do Choro, hoje abriga a Casa do Choro, que conta com oito salas de aula, estúdio de gravação, centro de pesquisas, o espaço conta ainda com mais de 18 mil partituras e dois mil discos de 78 rotações e LPs, e auditório com capacidade para 120 pessoas, onde são desenvolvidos trabalhos de pesquisa, educação e produção musical. Desde 2015, a Casa do Choro é um centro de referência para amantes do gênero musical.
Criado em 1999 por um grupo de músicos, produtores e artistas, o Instituto Casa do Choro é uma instituição atuante no terreno da educação musical, preservação e divulgação da música popular carioca, em especial o choro. Suas atividades são voltadas para a formação de plateias e de músicos profissionais, manutenção, conservação e divulgação de acervos, catalogação, registro e preservação da memória musical. O Instituto é o realizador do projeto Escola Portátil de Música que, desde o ano 2000, forma jovens e adultos dentro da linguagem do choro, tendo atendido a mais de 13.000 alunos do Brasil e do exterior.
O espaço também recebe shows, exposições e até o fim de 2018, os “Saraus Petrobras”, com shows toda semana! A Casa do Choro fica na Rua da Carioca, 38, Centro – Rio de Janeiro. O telefone para maiores informações é o (21) 2242-9947, e para conferir a programação acesse www.casadochoro.com.br.