Dicas & Destinos

Londres – parte 1: dicas e curiosidades de uma brasileira na terra da rainha

Antes de começar esse meu primeiro post aqui, preciso dizer que estou feliz demais por poder escrever sobre uma das coisas que mais amo fazer na vida: viajar. Amei receber esse convite do Embarque na Viagem e espero poder contribuir para as viagens de cada um de vocês contando um pouquinho da minha experiência.

Morei em Londres por quase 3 meses para fazer um intercâmbio, e posso dizer que tem muita coisa boa pra fazer por lá, como todo mundo bem sabe. Três meses foram é pouco… nunca vou cansar de falar que todo mundo deveria fazer um intercâmbio ao menos uma vez na vida, só quem já teve essa oportunidade sabe do que estou falando. Foi um antigo sonho realizado!

Foram muitos aprendizados, novas amizades e muitas descobertas, não caberia em um único post, por isso vocês vão me ver mais vezes por aqui falando de Londres e seus encantos.

Primeiro vou falar sobre o bairro que escolhi morar, fui com uma amiga e precisávamos morar perto da escola de inglês que ficava localizada na região central (Soho – maravilhoso por sinal!), já que o transporte por lá é uma das coisas com as quais você mais vai gastar, pois se faz tudo de metrô (tube) ou ônibus, já que táxis são caros e o trânsito de Londres é caótico. Como o transporte público funciona muito bem, tende a ser caro mesmo, no caso o metrô, que vai ficando mais caro dependendo da zona em que você se encontra e do horário do deslocamento.

Ficamos em Camden Town, um bairro turístico que tem de tudo, muito movimentado, cheio de pubs, restaurantes, comércio farto, transporte fácil e perto de parques e pontos turísticos. Para quem vai a passeio e gosta de agitação é uma ótima pedida. Dependendo do tempo que vai ficar na cidade, se hospedar nos bairros do Soho, Mayfair, Marylebone, Paddington e Kensington são ótimas escolhas, mais tranquilos. Para casal, acho Notting Hill perfeito, me apaixonei demais por aquele bairro. Todos esses são bacanudos, cheios de gente bonita e coisa gostosa pra fazer, compensa muito. Mas prepare o bolso, são os mais caros de Londres!

Se quiser se locomover de metrô, basta comprar seu Oyster Card no aeroporto. Custa 5 libras e você pode ir carregando de acordo com o período que vai ficar (tem desconto dependendo da quantidade de dias). Depois, se sobrar dinheiro no cartão, basta entregar na volta no mesmo guichê do aeroporto que comprou que eles devolvem as 5 libras e o que tiver disponível, é o must!

Agora, se for ficar poucos dias e puder gastar um pouquinho mais, compre o bilhete de dois dias de alguma empresa que faz sigthseeing, aqueles tours nos ônibus turísticos (tem várias, pergunte no hotel e compare os preços). Eu, particularmente, gosto muito porque você visita todos os principais pontos da cidade e fica com uma ideia geral de tudo, fora que é lindo ver Londres do alto!

Fonte da foto: www.youropi.com

A maioria dos dias eu preferia muito mais pegar os ônibus vermelhinhos lindos, os famosos Red Bus londrinos, que dava 20 minutos até o curso, e ficar apreciando a cidade, do que ir de metrô. Além de ser mais barato, é muito mais divertido. O metrô é velho e sujinho (tirando as novas estações), não há lixeiras nas estações e o povo deixa lixo, jornal, revistas, garrafas de vidro dentro do vagão e no chão, fiquei passada! Sim, porque depois dos atentados terroristas, as lixeiras foram banidas, mas cadê a educação? Isso foi uma das coisas que me chocou por lá.

Também achei curioso que os motoristas de ônibus deixam moradores de rua entrarem à noite e de madrugada nos ônibus de graça, até com cachorro! E como são bancos estofados, o cheiro nem sempre é dos melhores. Mas achei até bem interessante isso. Aliás, cachorros de rua por lá são bem diferentes, são enormes e fortes, sempre ao lado dos seus donos no frio.

As mulheres e famílias, em geral, são muito independentes. Nos ônibus e metrô você vai ver muitas mães ou pais sozinhos com carrinhos de bebê e outras crianças junto, e ninguém se perde nem foge, não tem babás e todo mundo sobrevive. Empregada doméstica, cozinheira e babá são serviços muito caros na Europa, só famílias ricas tem isso. A cultura é totalmente diferente da nossa.

Pelas ruas de Londres você vai esbarrar muito nas pessoas, porque elas não ligam, estão sempre correndo, trombam em você e nem pedem desculpas… ok, estou super acostumada com a correria, mas os londrinos são tão educados, porque não um simples “sorry” quando esbarram na gente?

Tem uma coisa que me deixou fascinada: os cantores de rua, não deixe de apreciá-los, que coisa mais incrível é isso em Londres, aquelas vozes maravilhosas nas esquinas, no metrô, nas calçadas… filmava todos, um show à parte! Não é à toa que é considerada a terra da música. Para os amantes da música, visite a Denmark Street, a rua da música em Londres que é famosa por ter várias lojas de instrumentos musicais e por vários cantores famosos terem gravado discos por lá, como Rolling Stones, David Bowie, Black Sabath e Sex Pistols. Por acaso é onde ficava meu curso ?

Dependendo da época que for viajar, não deixe de fazer um piquenique num dos famosos parques de Londres, ver a troca da guarda real, visitar o British Museum, ver a cidade do alto de Primrose Hill, andar na London Eye, subir no Sky Garden e muito mais! São muitas dicas e programas que vou falar em detalhes, aguardem os próximos posts ?

Beijos da Thata

Acompanhe também nossas dicas no instagram @EmbarquenaViagem e use a hashtag #EmbarquenaViagem para marcar suas fotos de viagem, dicas de lazer, hospedagem, entretenimento e cultura.

Embarque na Viagem, o melhor do Turismo, Hospedagem, Lazer, Entretenimento e cultura

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *