Dicas & Destinos

Tanzânia: destino africano ainda não descoberto pelo turismo de massa

A Tanzânia é um dos destinos no continente africano que ainda não foi descoberto pelas massas. Do Monte Kilimanjaro, a montanha mais alta permanentemente coberta de neve na África, até os melhores santuários de animais do Serengeti, passando pelos grandes lagos Victoria e Tanganyika até a encantadora ilha de Zanzibar: a topografia impressionante e a incrível vida selvagem fazem da Tanzânia um país verdadeiramente magnífico para visitar. Na região de Arusha, está o parque nacional do Lago Manyara com paisagens deslumbrantes de floresta e terra árida, além do lago.

Conhecida por sua imensidão, a Tanzânia abriga uma abundância de animais selvagens. Algumas opções para conhecer este destino são os parques nacionais: Serengeti, Tarangire, Lago Manyara, Ngorongoro Crater, Ruaha, Selous e o Parque Marinho de Mafia Island. Na costa da Tanzânia está Zanzibar, uma ilha paradisíaca, romântica por natureza, que permanece maravilhosamente preservada. Mistura o idílico de praias com palmeiras e mar azul-turquesa com forte influência árabe, oferecendo privacidade e exclusividade rústica sem paralelo no litoral africano.

O parque nacional Ruaha é o maior da Tanzânia; ali residem mais de 400 espécies de aves, incluindo calaus e maçaricos, além de aves migratórias como a cegonha-branca. Ruaha tem uma significativa população de elefantes que podem ser encontrados ao longo do Grande Rio Ruaha. Aventure-se pelas belas planícies do parque nacional de Serengeti, onde ocorre a grande migração anual de mais de 1,5 milhão de gnus barbudos e 250 mil zebras.

Qual a melhor época para visitar a Tanzânia?

De junho a outubro é a melhor época para visitar a Tanzânia, pois é o período com menos chuvas. A temperatura média durante o ano é máxima de 28 °C e mínima de 18 °C.

Clima na Tanzânia

O clima na Tanzânia é tropical e semiárido, que varia do litoral para o interior, mas que conta com um fator em comum: calor e temperaturas altas durante quase todo o ano. No litoral, o clima é mais ameno do que o no interior onde as temperaturas podem facilmente ultrapassar 40 °C.

Principais cidades e atrações para visitar na Tanzânia

Dar es Salaam

Dar es Salaam, que significa “Refúgio de paz” em Swahili, ostenta um dos melhores portos naturais do mundo, mas, enquanto cresceu para se tornar um próspero centro da região leste da África, continua a ser um lugar de fascinação com muitas lembranças do seu passado colorido. Dhows (pequenos barcos a vela tradicionais dos árabes), empilhados com peixe, ainda cruzam as águas da zona portuária.

A cidade exibe as muitas influências de sua história. Há um distrito asiático com lojas, restaurantes e templos, e lembranças da colonização alemã que deixou para trás uma estação ferroviária de estilo bávaro, a Igreja Católica St. Joseph’s Cathedral e a Igreja Luterana Azania Front. O Jardim Botânico e o Clube Gymkhana são evidências da ocupação britânica.

Mwanza

Situada na margem sul do Lago Vitória, no noroeste do país, a segunda maior cidade da Tanzânia é a base perfeita para visitar, nas proximidades, o Parque Nacional de Rubondo, a ilha de Saanane e os museus Bujora Sukuma e Nyerere. Também oferece fácil acesso para o Serengeti, sendo apenas duas horas e meia de carro do Grumeti Ocidental. Outras atrações incluem cruzeiros fluviais, safáris de canoagem e pesca.

Mwanza também é conhecida como Cidade da Rocha por causa de afloramentos rochosos gigantescos que sobressaem do lago e espalham-se ao redor da cidade. As mais famosas destas são as Rochas de Bismarck – homenagem a Chanceler alemã – sob as quais esta originalmente pequena cidade foi estabelecida como o centro de administração da África Oriental Alemã.

Zanzibar

Só o nome, Zanzibar, evoca sonhos de romance e mistério e a realidade não irá decepcionar. Zanzibar – o nome inclui a ilha principal, Unguja e sua ilha irmã, Pemba – tem atraído por séculos marinheiros e aventureiros de todo o mundo. Agora se congratula com uma nova geração de exploradores, que têm vindo a maravilhar-se com a rica herança, refletida na arquitetura e na cultura do povo.

Visite a histórica cidade de pedra de Zanzibar – outro dos sete patrimônios mundiais da UNESCO da Tanzânia. Relaxe no branco deslumbrante de suas praias com palmeiras, onde as águas azuis do Oceano Índico atraem nadadores, mergulhadores, pescadores e entusiastas dos desportos aquáticos.

As ilhas emanam perfumados aromas de cravo, baunilha, cardamomo e noz-moscada, sendo chamada de “ilhas das especiarias”. Explore as florestas, com sua flora e fauna. Ou visite alguns dos muitos sítios arqueológicos. Passe uns dias na ilha, antes ou depois de um safári na Tanzânia continente ou, melhor ainda, passe uma semana ou duas em imersão na magia que é Zanzibar.

O que fazer na Tanzânia?

O espetáculo da Grande Migração através das planícies do Serengeti acontece por cerca de 30 mil km² entre o norte da Tanzânia e o sudeste do Quênia. Essa jornada cheia de perigos, com predadores que seguem o imenso rebanho e as arriscadas travessias dos rios em meio a crocodilos, é uma fascinante experiência, que pode ser acompanhada ao longo do ano.

Uma das maravilhas do mundo, a Cratera de Ngorongoro foi declarada Patrimônio da Humanidade em 1978 e é certamente uma das maiores atrações da Tanzânia. Ali, as pessoas vivem em harmonia com a vida selvagem, em um fantástico exemplo de convivência estruturada e sustentabilidade entre a cultura do povo Masai e o ecoturismo. Nesta área é possível encontrar vulcões adormecidos e ativos, altas montanhas, tesouros arqueológicos, planícies, rios, florestas, lagos e dunas de areia movediça.

Informações Úteis

  • Capital Dodoma.
  • Moeda Xelim tanzaniano (TZS).
  • Língua oficial Suaíli.
  • Governo República federal.
  • Religião Cristianismo, islamismo e religiões tradicionais africanas.
  • Fuso horário UTC +6:00.
  • Principais cidades Dar es Salaam, Mwanza e Zanzibar.

Acompanhe também nossas dicas no instagram @EmbarquenaViagem e use a hashtag #EmbarquenaViagem para marcar suas fotos de viagem, dicas de lazer, hospedagem, entretenimento e cultura.

Embarque na Viagem, o melhor do Turismo, Hospedagem, Lazer, Entretenimento e cultura

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *