Salvador Dalí não era apenas um pintor, era um artista multifacetado em todos os sentidos da palavra. Ele foi amplamente reconhecido como escultor, escritor, ilustrador, cineasta, designer de jóias e muito mais. E inspirado em suas pinturas mais famosas criou esculturas de bronze, que representam um aspecto significativo do surrealismo tridimensional e testemunham a força expressiva de suas imagens iconográficas surrealistas.
As esculturas de bronze fazem parte da mostra “Salvador Dalí – Sculpture Collection” e estão expostas até o dia 30 de abril na Eden Rock Gallery, galeria de arte do icônico hotel Eden Rock em St Barth, no Caribe. Ao longo dos últimos vinte e cinco anos, estas esculturas têm visitado mais de oitenta museus e locais de prestígio e já foram vistas por mais de dez milhões de pessoas.
Um aspecto importante da vida artística de Dalí é a criação de uma coleção de esculturas em bronze. A paixão e o desejo irresistível de se expressar esculturalmente permaneceram por toda a vida do artista, datando de 1934 até 1987. Dalí era fascinado por esta forma de transformação e criou maquetes e desenhos originais para serem transformados em esculturas e objetos surreais. Desta forma, o gênio criativo de Dalí se manifestou em tridimensionalidade, trazendo forma em esculturas que estão entre as imagens iconográficas mais famosas e amadas criadas por Dalí durante sua vida.
Dalí usou certos itens e eventos de sua infância que aparecem de forma recorrente em seu trabalho como ícones, ricos em significado emocional. Estes itens incorporam algumas das crenças mais fortes de Dalí; a obsessão com o tempo, como retratado em sua notória pintura de 1931 “The Persistence of Memory”, que também está presente em suas esculturas “Profile of Time” e “Nobility of Time”; seu fascínio pela beleza e pela forma feminina podem ser vistas nas esculturas “ Space Venus” e “The Woman Aflame”; a muleta, outro motivo familiar na obra de Dalí que simboliza apoio e estabilidade estão caracterizadas em “Alice in Wonderland” e “ Snail and the Angel.”
Ao longo dos últimos vinte e cinco anos, estas esculturas têm visitado mais de oitenta museus e locais de prestígio e foram vistas por mais de dez milhões de pessoas. Esta coleção extraordinária traz à tona um aspecto até então desconhecido da obra de Dalí, permitindo à escultura assumir um papel mais importante.
Eden Rock – www.edenrockhotel.com.