Situada no nordeste da Itália, a Cidade Flutuante é o máximo em romantismo, com suas gôndolas e seresteiros, suas igrejas e palazzi deslumbrantes e seu “ar” quase atemporal.
Caminhe à vontade pelas ruas de paralelepípedos e pontes arqueadas desta cidade insular feita para pedestres e deixe-se guiar pelos sentidos. Ouça a água bater no casco das gôndolas ao longo dos canais. Inspire o aroma da comida italiana e prove vinhos de qualidade nos restaurantes ao ar livre. Sinta o sol aquecer sua pele enquanto vagueia pela Praça de São Marcos e escute as serenatas que os músicos de rua fazem para os namorados.
Mesmo nos meses mais frios do inverno, Veneza é movimentada. Nos dias de verão, faz muito calor e a cidade fica lotada. Outono e primavera geralmente são as épocas mais agradáveis para uma visita. Não é difícil visitar todas as principais atrações da cidade em alguns dias. A magnífica Praça de São Marcos é um bom lugar para começar. Dois dos edifícios mais espetaculares de Veneza, a Basílica de São Marcos e o Palácio do Doge, ficam lado a lado, na ponta leste da praça. O melhor exemplo da influência bizantina em Veneza está na basílica, com seus ornamentados mosaicos dourados e elaborados domos. O palácio impressiona pela ostentação de riqueza e poder.
O Grande Canal, em forma de S, o leva à maioria das atrações. Você pode ficar horas só vendo as gôndolas e vaporetos (ônibus aquáticos) passarem, mas também pode entrar em um deles para fazer um romântico passeio.
Deslize diante de edifícios como o gótico Palácio Ca’ d’Oro e a Basílica de Santa Maria da Saúde, e sob a emblemática Ponte de Rialto. Pare para comer um prato de risi e bise (arroz e ervilhas) em uma tradicional osteria (bar que também serve comida).
Não perca tesouros como a Igreja de Santa Maria dos Milagres, igreja de mármore do século XV. Pegue um barco para as ilhas de Murano e Burano. Ambas são conhecidas pelo artesanato de vidro e de renda, respectivamente. As ilhas constituem a oportunidade de passar um dia tranquilo, longe do centro caótico, porém irresistível, de Veneza.
Saboreie seus dias na Cidade Flutuante desfrutando da paixão italiana pela comida, pelo romance e pelo estilo.
Alguns lugares imperdíveis para você visitar em Veneza:
Piazza San Marco
Quem pisa na praça mais famosa de Veneza se impressiona com a opulência da Basílica de São Marcos, o altíssimo Campanário e a fachada gótica do Palácio do Doge. Este espaço movimentado é um ponto de convergência na vida dos venezianos há mais de 10 séculos. Tome um drinque em um dos cafés sob a colunata da arcada em torno da praça ou visite seus edifícios mais emblemáticos.Esse espaço amplo e aberto de Veneza é conhecido pelos moradores locais simplesmente como “La Piazza”. Visite-a em diferentes momentos do dia para absorver melhor seu encanto sempre distinto. Veja as belas cores da alvorada ao nascer do sol, junte-se ao burburinho da multidão durante o dia e saboreie a atmosfera romântica que o local adquire à noite.
Basilica di San Marco
Em dias bonitos, aproximando-se da Praça de São Marcos por qualquer de suas entradas, você poderá ver as torres douradas da Basílica de São Marcos brilharem ao sol. É por isso que os habitantes locais a chamam de “Chiesa d’Oro” (igreja de ouro). À medida que chegar mais perto, você verá as diversas esculturas, relevos e mosaicos da ornamentada fachada. A igreja é um espetacular exemplo de arquitetura bizantina.
Murano
Compre seus passeios em Veneza aqui!
Visite a ilha de Murano para ver um artesão veneziano transformar uma bola de vidro fundido em um vaso, cumbuca ou espelho. A arte do vidro soprado vem sendo praticada na ilha desde que o Estado de Veneza para lá transferiu os artesãos em 1291, por julgar que as fornalhas traziam risco de incêndio para a populosa cidade.Ao saltar do vaporetto, você verá imediatamente uma fila de lojas e oficinas. Os proprietários terão prazer em convidá-lo para uma demonstração de métodos tradicionais e técnicas atuais.
Ponte di Rialto
Faça um passeio pela ponte mais emblemática de Veneza para captar vistas românticas, comprar souvenirs e divertir-se.
Ao passar, de vaporetto (ônibus aquático) ou gôndola, pelo Grande Canal, olhe para cima ao dobrar a curva do mercado de peixes: uma das vistas mais emblemáticas de Veneza surgirá bem diante de seus olhos. A Ponte de Rialto integra a paisagem da cidade desde o fim do século XVI. Com seu design característico em forma V, ela tem grandes arcadas e balaustradas de pedra de onde os turistas podem ver as gôndolas deslizarem abaixo, no canal.
Mestre
Mestre é uma encantadora região, cheia de parques, lojas de designers famosos e uma praça central com marcos históricos. A região é um retiro romântico e belo para férias e viagens. Também é conhecida por suas pizzarias que preparam receitas familiares tradicionais e suas confeitarias com bolos artesanais. A comunidade oferece um ambiente tradicional acolhedor com ruas de pedra e lojas familiares.
La Giudecca
Bela e despretensiosa, La Giudecca lembra uma versão em miniatura de Veneza, sem a multidão. É um lugar que combina a história de igrejas com a simplicidade de casas enfeitadas com flores e o romance das cafeterias com mesas na calçada. La Giudecca é um arquipélago de oito ilhas intercaladas com enseadas de rios e interconectadas por pontes e um elegante calçadão a beira-mar. Ela fica de frente para o centro de Veneza, pelo norte, e para a Lagoa de Veneza, pelo sul.
Pingback: Embarque na Viagem
Pingback: Embarque na Viagem