Carnaval chegando e claro, muitos blocos e festas rolando em todos os cantos do Brasil. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas de especialistas do Grupo GR para você se jogar na folia com a criançada, sem maiores problemas.
Além de se divertir nos blocos, os pais que pretendem levar os filhos para a folia precisam estar bastante atentos ao ir e voltar da folia, principalmente nas ruas e transporte público. Atenção maior ao seu celular e carteira nunca é demais, já que é nessas horas que os criminosos aproveitam pequenos momentos de distração. Se estiver com crianças, o cuidado deve ser ainda maior, principalmente com a aproximação de pessoas estranhas às crianças.
Para curtir os bloquinhos com mais segurança e evitar problemas, confira algumas dicas de segurança:
– Opte sempre que possível pelo transporte público, mesmo com crianças, pois estacionar na rua nessa época é correr riscos de ter o veículo furtado ou danificado, de ser assaltado ou até sofrer um sequestro relâmpago;
– Prefira os blocos infantis. Eles são menos lotados e normalmente há uma corrente de pais para tornar o local ainda mais protegido;
– Caso não tenha blocos infantis, procure ir mais cedo ao local, e permaneça o tempo suficiente para o seu filho se divertir, não se estendendo até a noite;
– Muitos clubes têm programações para crianças. Se possível, inclua em sua opção ir a um clube com baile de carnaval infantil, pois muitos possuem uma estrutura de segurança, com controle de acesso e vigilantes;
– Já pensou em organizar um carnaval em seu condomínio? É uma maneira das crianças aproveitarem a folia de maneira mais segura
– Normalmente, as crianças não sabem passar informações para ajudar a encontrar seus responsáveis. Por isso, o ideal é que elas tenham uma identificação, como pulseiras ou etiquetas pregadas na roupa com o nome, endereço e telefone dos pais.
Confira aqui algumas dicas para curtir seu carnaval
– Identifique as crianças com o nome, endereço e telefone, de maneira bem visível.
– Se estiver num bloco na praia, mostre para as crianças referências fixas de onde a família está instalada, como uma placa, uma barraca ou um prédio diferenciado.
– É recomendável que os pais orientem seus filhos para que eles nunca acompanhem estranhos.
– Não é recomendável que crianças carreguem celulares ou câmeras digitais sozinhas para não atrair a ação de criminosos.
– A criança deve ser orientada também a reconhecer e buscar ajuda com policiais, casos se sintam perdidas ou assustadas.
– Se a criança se perder, a primeira coisa a ser feita pelo responsável é sempre procurar pela segurança local.
– Nas praias, no caso da criança se perder, é importante buscar ajuda com o salva-vidas ou o corpo de bombeiros.
– Na maioria dos casos, a prevenção é a melhor solução. Andar de mãos dadas com a criança durante os dias de folia é uma ótima opção. Evite também aglomerações. Desta forma, não é possível perdê-la de vista.
Acompanhe também nossas dicas no instagram @EmbarquenaViagem e use a hashtag #EmbarquenaViagem para marcar suas fotos de viagem, dicas de lazer, hospedagem, entretenimento e cultura.
Embarque na Viagem, o melhor do Turismo, Hospedagem, Lazer, Entretenimento e cultura