Apesar de faltar pouco menos de três semanas para a chegada de 2017, ainda dá tempo de selecionar um dos destinos mexicanos para curtir a virada do ano e, de quebra, conhecer um pouco mais da cultura rica do país latino americano que reúne em sua vasta extensão atrações que agradam os mais diferentes tipos de turistas.
Confira, a seguir, a seleção que preparamos para você:
Chiuhuahua
Pouco explorado pelos turistas brasileiros, Chihuahua é um estado mexicano que foge do estereótipo do México tradicional que estamos acostumados a ver em fotos e filmes clássicos do país.
Aqui, praias nem de longe são a atração principal, mas, sim, as grandes montanhas da Sierra de Tarahumara, a qual é possível percorrer com o trem de passageiros El Chepe. São 652 Km de viagem por paisagens surreais com cânions, cachoeiras etc. da capital de Chihuahua a de Sinaloa, na costa do Pacífico.
Aproveite para parar nas cidades que estão no trajeto da linha férrea e explore a região a fundo. Prato cheio para os amantes da natureza.
Acapulco
Um dos balneários mais sofisticados na década de 1950, que atraia dezenas de estrelas de Hollywood para o eterno balneário de férias do Chaves, a cidade litorânea do atlântico, a poucas horas da Cidade do México, está retornando aos poucos o glamour de seu período áureo e virando novamente um dos hotspots do país.
Ao reunir ao mesmo tempo atrações que só uma cidade cosmopolita pode oferecer com atividades de balneário com hotéis incríveis, praias calmas, parques aquáticos, restaurantes premiados etc.
Acapulco é sem dúvida um destino que merece ser descoberto e explorado, além de ser indicado para aqueles que buscam descobrir lugares novos antes de virar tendência.
San Cristóbal de las Casas
Localizado no estado de Chiapas, no sul do México, estado que é rico em tradição indígena e mescla o legado de diferentes povos maias, como Tzotzils e Tzeltals, dois dos maiores, San Cristóbal de las Casas está situado em um vale cercada por montanha e preserva muito desse México ancestral.
Uma das cidades coloniais mais bem preservadas do país, além de encher os olhos do turista com sua arquitetura, encanta com suas lojas de produtos artesanais como os de ferro, de tapeçaria e de madeira.
A cidade também oferece uma oferta gastronômica rica, que mescla a culinária maia com a espanhola, trazendo algo singular. A noite também é bastante agitada, com diversas opções para momento inesquecíveis. Prepare-se para dançar até o sol raiar.
Isla Holbox
Cancún e Riviera Maya sempre foram destinos superatrativos para brasileiros. Nessa pegada, novo hotspot da região é a Isla Holbox, um verdadeiro paraíso que está começando a ser descoberto pelos turistas, mas que ainda continua sendo bastante exclusivo.
Em Holbox, você encontra um perfeito mix de natureza, atrações naturais e conforto na medida certa, sem as pompas dos grandes resorts, já que a vibe easy going prevalece na ilha, que reúne pouco comercio, a maioria concentrada na pracinha principal.
Por lá, não deixe de mergulhar para ver os animais marinhos e de observar os flamingos cor-de-rosa na lagoa que forma entre o continente e a ilha.
Campeche
Cidade colonial, com apenas 190 mil 800 habitantes e localizada a duas horas e meia ao sul de Mérida, Campeche é um porto cheio de história naval, com fortes traços da arquitetura espanhola de estilo barroco.
O destino foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1999, um evento que impulsionou a restauração dos esplêndidos tesouros arquitetônicos da cidade. A UNESCO nomeou a cidade de Campeche como o “modelo da planificação de uma cidade barroca colonial”. Mais de mil edifícios de valor histórico sobreviveram ao espaço e ao tempo e hoje têm grande relevância histórica para o México.
Calakmul é um dos mais importantes sítios arqueológicos do México, imperdível para quem visita Campeche. Localizado no estado de Campeche, foi um importante centro de rituais maia e preserva muito dos prédios ainda em ótimo estado.
No meio de uma reserva ecológica, torna ainda mais mágico o destino, fazendo do passeio algo surpreendente, de uma energia única. Você já imaginou entrar em 2017 em cima de um templo recebendo os raios de luar? Surreal e abençoado, não? Algo que só os sacerdotes tinham acesso no período pré-hispânico.
Para chegar em Calakmul, é necessário ir até a capital de Campeche, que possui o mesmo nome, e de lá para o povoado de Conhuas, que está a 60 km da zona arqueológica.
Acompanhe também nossas dicas no instagram @EmbarquenaViagem e use a hashtag #EmbarquenaViagem para marcar suas fotos de viagem, dicas de lazer, hospedagem, entretenimento e cultura.
Embarque na Viagem, o melhor do Turismo, Hospedagem, Lazer, Entretenimento e cultura