Variedades & Tecnologia

Google divulga história e cultura do Rio para o mundo todo

O Instituto Cultural do Google, em parceria com oito instituições culturais cariocas – Santuário Cristo Redentor, Museu do Amanhã, Instituto Moreira Salles, MAM Rio, Secretaria de Conservação do Rio, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Ziraldo, Instituto Elifas Andreato – leva ao ar uma coleção online totalmente dedicada à cidade maravilhosa.

Conservacao - exh TMRJ - exh

A coleção, que está disponível na plataforma Google Arts & Culture, mostra um amplo panorama do Rio, contando um pouco da sua história e apresentando ao mundo o seu rico valor cultural, com um espaço dedicado às favelas cariocas – o projeto “Além do Mapa”.

A coleção inclui fotos panorâmicas em 360° de mais de 20 locais emblemáticos (como Ipanema, Copacabana, Pedra da Gávea, entre outros) com a tecnologia Street View, aproximadamente 3000 imagens entre fotografias e obras de arte, além de 43 exposições. Também é possível realizar 8 tours de realidade virtual com o Google Cardboard nos marcos do Rio e assistir vídeos que mostram uma nova geração de cariocas deixando sua marca na paisagem cultural da cidade.

Desde os mais incríveis monumentos do Rio, à história do principal porto da Baía de Guanabara, até o espetacular Theatro Municipal, que tem em seu acervo uma obra que recentemente descobriram ser criada pelo famoso artista Eliseu Visconti.

Além do Mapa

Além do Mapa

Uma grande parte da história e cultura do Rio passa pelas favelas. Por isso, o Google dedicou uma parte especial desta coleção sobre o Rio às comunidades cariocas. O projeto Além do Mapa, está disponível na plataforma Google Arts & Culture e no site g.co/alemdomapa, e mostra ao mundo um olhar único sobre a vida e a cultura das comunidades.

Para isso, foi criada uma narrativa interativa e imersiva que combina mapas, o primeiro Street View já feito em uma favela e vídeos. A experiência começa com um passeio de moto-táxi pelas ruas da favela de São Carlos em um vídeo 360º e, depois, o usuário pode fazer seu próprio caminho, navegar pelas ruas e conhecer um pouco mais dessas comunidades através das histórias de vida de alguns cariocas excepcionais.

Conservacao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.