A Itália é um dos países campeões quando o assunto são paisagens que mais parecem pinturas. Nós te convidamos a visitar a região da Toscana e voltar com as suas próprias impressões! Topa? Então anote já as nossas dicas para desbravar a região onde há beleza por todos os lados.
Seu roteiro não pode deixar de incluir Florença, conhecida por ser um verdadeiro museu a céu aberto! Confira também várias vilas e cidades charmosas, como Siena e San Gimignano. Encante-se com colinas, vinhedos, arquitetura histórica, boa comida e estradas acompanhadas por verdadeiros jardins, já que a Toscana é a terra de flores como girassol e lavanda, além de muitas oliveiras. Existem diversas opções de pacotes de viagens para esta região, mas você também pode chegar de carro, trem e ônibus a partir de Roma ou Milão.
Siena, a base estratégica
A Toscana fica ao norte de Roma – a dica é reservar alguns dias para curtir a capital da Itália e, depois, seguir para Siena, cidade que funciona como base para quem quer explorar o interior dessa parte do país.
Sinta-se na era medieval em meio aos prédios da Piazza del Campo. Aproveite para fotografar as construções antigas que datam dos séculos 13 e 14 e, depois, estique o passeio até os restaurantes dos arredores. Vale ressaltar que o centro histórico de Siena entrou na lista de patrimônios da humanidade da Unesco.
Rota do vinho
Entre Siena e a área cortada pela Estrada do Chianti (via que dá acesso às áreas produtoras de vinhos), está Monteriggioni. Explore essa verdadeira joia da arquitetura italiana, afinal, a cidade atravessou séculos e suas construções medievais continuam de pé. Passear pela muralha é um dos melhores momentos da viagem por lá. Também há pequenas lojas e restaurantes. O local é pequeno e, se visto de longe, pode ser confundido com um castelo.
Na região de Chianti, conhecida como o “coração da Toscana” e onde nasceu o tradicional vinho Chianti, o destaque vai para Gaiole in Chianti, cidade com tranquilidade de sobra e clima rural. A paisagem é dominada por muito verde e castelos. Nos arredores, dá para agendar visitas guiadas por vinícolas e o melhor: com tempo para degustação.
Cidades medievais
Saindo um pouco da rota dos vinhos, dá para conhecer em um dia a pequena San Gimignano, com ruas de pedra, bons vinhos e típicas gelaterias. Depois de cerca de uma hora de viagem, você chegará nos vales que cercam a cidade de Arezzo. A praça Piazza Grande, no centro histórico, merece atenção, assim como passeios por cafés e tradicionais lojas de antiguidades espalhadas pelas ruas medievais.
Lar da famosa Torre de Pisa, a cidade tem mais para se conhecer, como a arquitetura imponente do Batistério de Pisa.
Atrações famosas
Na capital Toscana, Florença, aproveite para ver de perto monumentos com mais de dois mil anos de história. A cidade respira arte e arquitetura e encanta os turistas com belas igrejas, pontes e ruas de pedra. Disputam o posto de cartão-postal a Catedral de Santa Maria del Fiore (Duomo), em estilo gótico, e a Ponte Vecchio, às margens do rio Arno. Durante uma caminhada e outra dá para fazer paradas em museus, galerias de arte e admirar esculturas renascentistas.
A parada em Pisa rende mais atrações do que a famosa Torre de Pisa. Visite os museus e a catedral da cidade e caminhe sem pressa pela praça Piazza dei Cavalieri. Rica em beleza natural, Pisa está perto da costa litorânea. Quem passa pelo Monte Pisano pode curtir a vista privilegiada do verde se encontrando com o mar e, do outro lado, ver a gigantesca muralha que cerca a parte histórica da cidade vizinha de Lucca.